Programa de Natal em Oliveira do Bairro prolonga-se até 7 de Janeiro.

2017-12-19 16:11

Categoria: 

Concelho: 

O programa de Natal do Município de Oliveira do Bairro prolonga-se até 7 de janeiro.

Depois da digressão do Pai Natal, seguem-se itinerâncias de teatro e a poesia com a apresentação de um “presépio vivo” intitulado “Um Poema de Natal”, com encenação de Ricardo Regalado. Este espetáculo estreou-se no passado domingo (17 de dezembro) em Oliveira do Bairro, para agora percorrer todas as freguesias do Concelho.

No dia 23, às 14h30, a performance terá como “palco” o Largo da Igreja de Oiã, repetindo-se depois, no mesmo dia, às 18h00 em Bustos, no Largo da Igreja. A encenação segue depois para a Mamarrosa, no dia 29, às 21h00, no Largo da Igreja Paroquial, e Troviscal, no dia 30, às 17h00, também no Largo da Igreja, concluindo a sua digressão pelo Concelho no dia 31, às 15h00, no mesmo espaço da Igreja da Palhaça.

Depois do Concerto de Natal, que encheu no passado sábado, 16 de dezembro, o auditório do Quartel das Artes Dr. Alípio Sol (QA), reunindo os cinco coros concelhios (Coro de Câmara da Bairrada, Grupo Coral do Orfeão de Bustos, Grupo Coral da Casa do Povo do Troviscal, Orfeão Sol do Troviscal e Grupo Coral de Oiã) num grande espetáculo, a que se juntou um coro infantil de alunos do 4.º ano de escolaridade, a música vai regressar com o Concerto de Reis, que será realizado no dia 7 de janeiro, às 15h30.

Neste dia, sobem ao palco a Banda Filarmónica da Mamarrosa e a União Filarmónica do Troviscal. O concerto vai contar ainda, por todo o espaço do QA, com a Tuna da Universidade Sénior de Oliveira do Bairro, o Grupo de Cantares de Bustos, o Grupo de Cantares Raízes da Nossa Terra e os Cantares dos Moinhos, para relembrar que em janeiro… se cantam as “janeiras”. Os bilhetes podem ser levantados no QA a partir de 2 de janeiro.

Entretanto o Município esteve representado na Feira de Natal da cidade francesa de Lamballe, que decorreu entre 8 e 10 de dezembro, no âmbito da geminação entre as duas cidades.

Lília Ana Águas, vereadora da autarquia, aproveitou a viagem para reunir com a Presidente e o Vice-Presidente do Comité de Geminação de Lamballe, este último também Vereador do Município francês, de forma a preparar as próximas ações no âmbito da geminação.

Alvo desta reunião foi também a visita de alunos de Lamballe a Oliveira do Bairro, em abril de 2018, que contará com um programa social diferente do habitual, com vista a dar a conhecer aos jovens franceses pontos de interesse de Oliveira do Bairro que ainda não foram apresentados em intercâmbios anteriores. Este programa incluirá a Radiolândia - Museu do Rádio, assim como visitas às vinhas na Bairrada e às adegas de produtores engarrafadores do concelho.

A geminação remonta a 1998 e liga a região da Bretanha com a região bairradina.