Professora do agrupamento da Gafanha da Nazaré vence prémio Aquilino Ribeiro.

2016-01-13 21:20

Categoria: 

Concelho: 

A investigadora e professora de português do ensino secundário Maria da Nazaré de Matos venceu o 1.º Prémio Aquilino Ribeiro com um ensaio considerado "inédito". O prémio, no valor de 10 mil euros, resulta de um concurso sobre obras inéditas de ensaio em torno do universo de Aquilino Ribeiro, promovido pelo Centro de Estudos Aquilino Ribeiro, com o alto patrocínio do Município de Viseu.

A professora, de 59 anos, do agrupamento de escolas da Gafanha da Nazaré, explica que o ensaio aborda o espaço nos Contos de Aquilino Ribeiro. "Iniciei esse estudo nos Contos, na narrativa breve, porque considero que é uma forma de chegar primeiramente aos alunos. São narrativas curtas e é uma forma de os cativar para Aquilino Ribeiro". Maria da Nazaré de Matos lamentou que Aquilino Ribeiro esteja "um bocadinho arredado da escola e dos programas" e desejou que o prémio permita dar visibilidade ao tema.

"Será muito enriquecedor voltar a ler textos de Aquilino na escola, não que seja estudado na dimensão em que hoje é estudado Fernando Pessoa, mas, pelo menos, que faça parte do programa com pequenos textos e que comecemos por aí".

A professora da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré já recebeu felicitações da comunidade escolar pelo prémio conseguido. Para a presidente do agrupamento de escolas este é um prémio que traz “orgulho” às escolas.

“É com enorme orgulho que felicitamos a docente Nazaré Matos que viu assim reconhecido, por unanimidade, o seu mérito, a sua investigação e produção literária. O júri destacou a consensualidade quanto ao trabalho apresentado, a qualidade e o rigor da escrita (o que considerou cada vez mais raro) assim como a sua exemplaridade em termos pedagógicos. Parabéns Nazaré. É um orgulho para todos nós”.

O representante do júri, autarca de Viseu, Henrique Almeida, assumiu que a escolha foi consensual. "Foi consensual a opção por este trabalho, que se espera que venha a ser editado, depois de reconfigurado para um público mais alargado. Distanciou-se dos restantes logo numa primeira linha, quer pela sua estrutura, qualidade de linguagem, rigor de análise à temática e abertura, que possibilita aos leitores uma maior acessibilidade e paixão à obra de Aquilino".