“Pint of Science” já apresentou programação para conversa sobre ciência em bares de Aveiro.

2024-04-15 12:38

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Falta um mês para o “Pint of Science” e o evento já tem a programação de Aveiro fechada.

O maior festival internacional de comunicação de ciência está de volta, nos dias 13, 14 e 15 de maio de 2024, com cientistas em bares de 12 cidades portuguesas para fazerem apresentações descontraídas sobre a ciência que desenvolvem.

O objetivo é ajudar a descomplicar a ciência e assim fazê-la chegar a todos.

Ao longo dos 3 dias da 7ª edição do festival em Portugal, a cidade de Aveiro irá receber o Pint of Science em 6 bares: Love Store, Galeria, Alvarium, Rockabilio, Tough Love Taproom e Route 66.

Desde neurociências, astronomia e biologia, a botânica, engenharia ou história, várias ciências passam pelo Pint of Science.

No dia 13 de Maio, Jorge Saraiva fala sobre “Investigação a alta pressão: novo paradigma para conservação de alimentos e biotecnologia?” no Love Store entre as 19h e as 21h.

Elisabete Coelho fala sobre “A nova vida da levedura depois de produzir cerveja”.

No Galeria, às 20h, Seila Diaz aborda o tema “E se o cancro ser contagioso não fosse coisa de ficção científica” e Rui Moura fala sobre “O que faz e como se faz um astronauta”

No dia 14, no bar Alavarium, Nuno Borges Carvalho fala sobre “Energia Sem Fios – um novo paradigma” e Rute André aborda o tema “Inovação em materiais para a mobilidade urbana e comunicações eficiente”.

No Rockabilio, entre as 20h e as 22h, Sandrina Pereira fala sobre o tema “Somos o que comemos: os nutrientes no controlo da identidade das nossas células” e Catarina Custódio aborda o tema “Rumo à Descoberta de Novos Fármacos: Uso de proteínas humanas e fim dos testes em animais”.

No dia 15, no Tough Love Taproom, Sara Moreno Pires aborda o tema “Pode a alimentação ser a nossa destruição?” e Jorge Tavares da Silva analisa o tema “A China é uma potência fabricada”.

No Route 66, às 20h, Ana Raquel Soares aborda o mote “Romper com o paradigma: em busca de tratamentos inovadores para a doença de Alzheimer” e Ramiro Almeida “Os neurónios e as sinapses, as unidades fundamentais do sistema nervoso”.