Pedro Mestre leva música tradicional alentejana a Albergaria.

2018-10-04 06:36

Categoria: 

Concelho: 

Pedro Mestre leva a Música Tradicional Alentejana ao Cineteatro Alba no OuTonalidades.

O Circuito Português de Música ao Vivo tem sessão, esta quinta, com um café-concerto de Pedro Mestre.

Pedro Mestre é natural da Aldeia da Sete (Castro Verde) e tem dedicado a sua vida à Música Tradicional Alentejana, desenvolvendo muitos projetos nesta área enquanto cantor e tocador/construtor de Viola Campaniça, instrumento que aprendeu a tocar com os mestres Manuel Bento e Francisco António.

É fundador/ensaiador de vários grupos corais alentejanos e tem desenvolvido programas na área da música com diferentes faixas etárias.

Desde 2006 que desenvolve o projeto Cante nas Escolas, enquanto animador de música tradicional/Cante Alentejano, nas escolas do 1º ciclo do ensino básico, nos concelhos de Almodôvar e Serpa.

Neste âmbito surgiu o Grupo Coral Juvenil de Almodôvar e Grupo de Cante Juvenil de Vila Nova de São Bento, ambos formados por alunos que frequentaram o projeto. Três anos depois iniciou a disciplina de Cante Alentejano na Academia Sénior de Serpa, formando igualmente um grupo coral com os participantes.

Em 2015 apresentou o seu primeiro trabalho discográfico a solo Campaniça do Despique, distinguido em 2016 com o Prémio Carlos Paredes. Já em 2017 foi editado o DVD do concerto Pedro Mestre & Convidados, realizado no Centro Cultural de Belém.

A par da música, Pedro Mestre dedica-se à recolha etnográfica, possuindo já um considerável acervo audiovisual, onde a cultura imaterial ganha destaque.