Passeio da Memória e teatro no arranque da segunda semana do Festival dos Cabelos Brancos.

2018-09-21 07:50

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Esta sexta-feira assinala o final da primeira e o início da última semana do Festival Cabelos Brancos, versão renovada e aprofundada da tradicional “Semana da Maior Idade”.

Agora com uma nova designação e um novo conceito, contemplando, em 16 dias, mais de 80 iniciativas, 500 artistas e oradores que se organizam em torno de quatro áreas temáticas: Arte, Mudança, Tradição e Trilhos.

Depois dos três Trilhos que levaram os seniores de Ílhavo à descoberta de novas comunidades, outras culturas e histórias do país, esta sexta-feira o Festival Cabelos Brancos terá como destaque, às 9h30 horas, o “Passeio da Memória”, que é uma caminhada de alerta e sensibilização para a problemática do Alzheimer, numa coorganização nacional com a Associação Alzheimer Portugal.

A tarde está reservada à cultura com a Tournée da Maior Idade que apresentará duas peças de teatro: “Tempos Modernos” será levada à cena pelos atores do projeto TeatralIdades e o teatro musical “Tango na Prisão”, pelo grupo Figurinos d’Ouro.

“Tempos Modernos”, com um elenco exclusivo da Maior Idade e sob orientação artística da encenadora Kelly Varella, orienta o público por uma reflexão sobre um tempo em que o tempo urge, em que as máquinas dominam o mercado e o que é novo é sobrevalorizado.

Há uma semana, na abertura do evento, João Madalena, uma das figuras dos meios culturais de Ílhavo, Grão Mestre da Confraria, falava de necessidade de combater o esquecimento a que muitas vezes são votados os séniores ávidos de participar na vida coletiva (com áudio)

Para a autarquia, “este é um projeto que está a mudar e a inundar o Município de Ílhavo e a forma como se encara a realidade e o papel social e coletivo da Maior Idade".