Pardilhó recebe conversa sobre construção naval e embarcações da ria.

2018-05-05 07:55

Categoria: 

Concelho: 

Conversa à Volta da Construção Naval, com Mestre Esteves e Etelvina Almeida. O mais antigo mestre carpinteiro naval da Ria de Aveiro abre as portas do seu estaleiro e conversa com uma designer de formação.

Cruzam-se olhares de duas pessoas de diferentes formações, experiências e gerações. Ele trabalha desde menino na arte de construção de barcos de madeira, sendo o mais antigo mestre carpinteiro naval da Ria de Aveiro ainda a laborar, hoje com 76 anos. Ela é designer, que na sua tese de mestrado defendeu o tema “Embarcações Tradicionais da Ria de Aveiro, um olhar pelo Design”.

A conversa está agendada para este sábado, às 16h30, no Estaleiro do Mestre Esteves, na Ribeira das Bulhas, em Pardilhó.

“Iremos embarcar num barco moliceiro e vivenciar a passagem, ao longo do tempo, de uma das mais emblemáticas profissões da Ria de Aveiro, a construção naval tradicional, contada na primeira pessoa, pelo Mestre António Esteves”, antecipa Etelvina Almeida que vai conduzir a sessão.

“Será entre barcos, madeiras, moldes, ferramentas, serradura e pó que o mestre nos contará, de forma emotiva, passagens da sua vida repleta de peripécias e sempre ligadas à arte da construção naval. Da dureza e entrega total ao trabalho, à suavidade das linhas e performance das suas obras – os barcos e as bateiras tradicionais da Ria de Aveiro – o mestre levar-nos-á a navegar pela sua história pessoal e pelas tradições da nossa região.”

A iniciativa da Câmara Municipal de Estarreja está inserida no projeto "Cultura em Rede - Região de Aveiro" e nas comemorações do Ano Europeu do Património Cultural, tendo por objetivo a valorização do património tradicional, em especial de uma atividade económica que em tempos foi a mais significativa da história de Pardilhó, considerada a “Vila da Ria”.