Padre José Martins Belinquete apresenta livro “Memórias da ação pastoral de D. Domingos da Apresentação Fernandes, Bispo de Aveiro".

2019-01-20 18:32

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Padre José Martins Belinquete apresenta, esta segunda, às 21h30, no Salão das Florinhas do Vouga, em Aveiro, o livro “Memórias da ação pastoral de D. Domingos da Apresentação Fernandes, Bispo de Aveiro”.

O livro recolhe dados e relatos sobre o trabalho (a ação pastoral) do segundo Bispo de Aveiro (após a restauração da Diocese, em 1938).

Ao longo de 176 páginas referem-se as visitas aos doentes, idosos e presos, as visitas pastorais, os cursos de catequese, as visitas às escolas e às empresas, o relacionamento com as autoridades académicas, políticas e militares, entre outras atividades, que D. Domingos desenvolveu na Diocese de Aveiro entre 1953 e 1962, primeiro como bispo auxiliar (1953-1958), depois como bispo residencial (1958-1963).

O autor, José Martins Belinquete, colaborou com D. Domingos em diversas iniciativas. No dia da morte do prelado (21 de janeiro de 1962; completa-se 57 anos no dia do lançamento do livro), o P.e Belinquete esperava por D. Domingos na paróquia do Préstimo (Águeda), para o encerramento de uma missão.

Esta obra é um apanhado do trabalho pastoral de D. Domingos, muito baseado nas notícias que saíram no semanário diocesano Correio do Vouga.

Na sessão da noite da próxima segunda-feira, além do autor, darão testemunho quatro leigos que colaboraram com D. Domingos.

Sessão às 21h30 nas Florinhas do Vouga.