Ovar: Maratona de filmes na celebração do aniversário da Filmógrafo.

2017-11-25 06:51

Categoria: 

Concelho: 

Maratona de filmes em Ovar na celebração do 30º Aniversário da Filmógrafo. O Cinema Dolce Vita de Ovar exibe, este sábado, das 10h às 22h, uma maratona de filmes em que as sessões têm um custo simbólico de 10 cêntimos.

A Filmógrafo, fundada em 1987 no Porto, surgiu como um estúdio de cinema de animação, tendo sido um dos marcos de uma geração de realizadores de filmes de animação, privilegiando o filme de autor.

Ao longo dos anos, sucessivos filmes foram sendo produzidos e marcando um historial único em Portugal. A Filmógrafo é a única produtora do país que viu uma sua curta-metragem de animação na seleção oficial do Festival Internacional de Cinema de Cannes e a única duplamente premiada com o Cartoon D'Or. 

Os seus filmes têm sido exibidos e premiados em festivais de países dos cinco continentes. Até ao presente, a marca das três centenas de prémios já foi à muito tempo ultrapassada (num total de 306 prémios).

Nos últimos anos, a Filmógrafo tem alargado a sua área de produção de audiovisuais, tendo produzido e co-produzido longas e curtas-metragens de animação, experimentais, de ficção e documentários.Conta com 160 filmes produzidos, 306 prémios e 12 estreias em cinema. Nos últimos 5 anos as suas produções foram exibidas 1486 vezes em festivais e mostras de cinema.

Neste sábado o Cinema Dolce Vita de Ovar vai ser o palco de uma maratona de filmes onde serão exibidos 21 filmes da sua produção dos mais variados formatos e géneros.