Ovar: Festival de Marionetas apresenta os primeiros nomes.

2019-04-10 07:41

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Festival Internacional de Marionetas de Ovar (FIMO) regressa em Junho com espetáculos de rua ao vivo.

É um festival de rua para levar os espetadores a conhecer diferentes locais da cidade e essa é uma das linhas que o director Nuno Pinto quer continuar a seguir.

Os espectáculos do FIMO caracterizam-se por se realizarem em vários espaços instalados ao ar livre, nos quais se inclui o Jardim do Cáster, a praça do Chafariz de Neptuno, o Largo do Tribunal, a Capela de Santo António, o Parque Urbano ou a Praça das Galinhas.

A estes locais emblemáticos, o Festival acrescenta, este ano, as fontes da cidade de Ovar, levando os espectadores a conhecer diferentes pontos de interesse.

Quanto aos espetáculos em cena, o certame contará com um número recorde de participantes, espetáculos, locais e países, incluindo companhias oriundas de Portugal, Espanha, Israel, França, Chile, Bélgica, Argentina, Itália, Brasil, República Checa, Uruguai, Alemanha, Venezuela e China.

Já há dois nomes conhecidos do programa. O "Hathi" chega ao FIMO através da companhia espanhola Centre de Titelles de Lleida. "É muito mais do que um elefante que causa impacto por onde passa", diz a descrição do espetáculo.

De França chega o Blick Thèâtre, mestres malabarismos de aparências falsas que nos levam a um enigmático mundo de magia, onde a loucura ("hullu" em finlandês) é tão assustadora quanto encantadora.

No total, nos dias 7, 8 e 9 de Junho, serão 71 espetáculos, 28 companhias, 14 países representados em 15 locais públicos da cidade de Ovar.

O FIMO volta a ter a sua Feira de Artesanato e conta com um júri internacional que vai distinguir o melhor espectáculo do festival e estará a cargo de um painel internacional composto por convidados da Ucrânia, Portugal, Espanha e França.