Ovar: Festival de Marionetas agendado para o próximo fim de semana.

2018-06-04 14:51

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Ovar em festa prepara-se para acolher o XII Festival Internacional de Marionetas (FIMO 2018).

A 12ª edição do Festival Internacional de Marionetas de Ovar decorre de 8 a 10 de Junho com algumas das mais prestigiadas companhias nacionais e internacionais de teatro de marionetas.

Entre as companhias que vão marcar presença em Ovar, surgem dois nomes muito aguardados: Os “Men in Coats” trarão a Ovar um número hilariante, reconhecido internacionalmente, e Clive Chandler, um dos principais autores do chamado teatro de “Punch & Judy”.

De resto, Brasil, Itália, República Checa, França, Grécia, Austrália, Espanha e Portugal são os restantes países representados em seis dezenas de espectáculos que se vão apresentar durante três dias nos palcos espalhados pela cidade, sendo que este ano, estas companhias vão igualmente apresentar-se em vários espaços comerciais, nomeadamente naqueles que vendem o tradicional Pão-de-Ló de Ovar.

Os amantes das marionetas serão igualmente surpreendidos com espectáculos de "video mapping", na Praça das Galinhas.

Para já, encontra-se patente no Museu de Ovar a exposição do Museu da Marioneta de Lisboa, desde o passado dia 19, naquele que foi o arranque oficial das actividades deste ano.

Nuno Pinto, director do FIMO assume que, além de trazer alguns dos melhores espectáculos do mundo, um dos objectivos é dar melhores condições de conforto para assistir aos espectáculos.

Assim, este ano, será instalada uma bancada para permitir melhor visionamento dos espectáculos que vão decorrer no palco do Palácio da Justiça. "Vamos disponibilizar uma área Lounge no Jardim do Cáster, complementada com outras surpresas", adianta.

O FIMO 2018 abraça, este ano, a vertente solidária, com a parceria firmada com a UDream, a primeira empresa júnior social que tem como principal objectivo acompanhar e realizar os sonhos de crianças, e o núcleo local da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

O FIMO 2018 decorre na cidade de Ovar, entre 8 e 10 de Junho, numa organização da União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira, com a sessão de abertura a acontecer no dia 7 de Junho, pelas 21h30, seguida da apresentação do projecto UDream (21h45) e do espectáculo com Accordeon Melancolique (Holanda), às 22h15.