Ovar dedica Maio ao azulejo.

2018-05-01 20:45

Categoria: 

Concelho: 

Depois da experiência da primeira edição, “Ovar – A Cidade Museu Vivo do Azulejo” vai continuar a dedicar o mês de Maio a este património na II edição do Maio do Azulejo.

A partir desta quarta e até 31 de Maio haverá Visitas Guiadas, Exposições, Oficinas, Sessões de Esclarecimento e Atividades Lúdicas.

O Maio do Azulejo propõe para os dias 5, 17, 19, 24 e 26 de maio, Visitas Guiadas com novos temas e novos circuitos, utilizando o azulejo como mote para a descoberta do património religioso (Igreja de Válega, Capela de Nª Sra. de Entreáguas e Igreja de Ovar), do centro urbano de Ovar e da tipologia arquitetónica da casa tradicional ovarense.

A Praça da República será uma galeria ao livre para acolher a terceira exposição do Maio do Azulejo, a “SOS Azulejo” pelas Escolas do Concelho de Ovar, cuja inauguração decorrerá no dia 4 de maio, pelas 14h00, envolvendo cerca de 380 crianças participantes.

No dia 10 de maio, há sessão de esclarecimento sobre os mecanismos de financiamento e incentivos à reabilitação urbana e no dia 6, Dia Nacional do Azulejo, destaque para um passeio orientado pelas ruas da cidade e pela disponibilização, de forma gratuita, do jogo “Vai Passear”.

Para o vereador da Cultura e do Turismo da Câmara Municipal de Ovar, “o azulejo é um dos elementos diferenciadores do nosso território e uma das principais características do centro urbano da cidade de Ovar, que importa preservar, valorizar e potenciar nas vertentes patrimonial, turística, artística e lúdica. Este tem sido um desiderato desde 2013 e pelo qual continuaremos a trabalhar e a desenvolver mais e novos projetos”.