Orquestra Filarmonia das Beiras celebra Beethoven no Concerto de Família.

2020-02-19 15:59

Categoria: 

Concelho: 

Em 2020 celebram-se os 250 anos do nascimento de Beethoven e a Orquestra Filarmonia das Beiras presta homenagem ao compositor alemão no seu tradicional Concerto de Família, inserido no projeto Música na Escola.

O espetáculo tem lugar no Cineteatro Alba a 1 de março, pelas 17h00, com entrada gratuita.

"Ludwig van Beethoven é um marco da cultura europeia e um símbolo do génio criativo da humanidade. Nascido em Bona em 1770, é o mais importante compositor do período de transição entre o Classicismo (século XVIII) e o Romantismo (século XIX). A partir das suas duas mais famosas sinfonias – a “Quinta” e a “Nona” - as famílias terão a oportunidade de viver a experiência intensa da música expressiva de Beethoven, entre a força e a ternura, e de conhecer a sua história entre a glória, a tragédia e a superação".

Antes do Concerto de Família, serão dinamizadas sessões pedagógicas com as crianças do 1.º Ciclo nos dias 27 e 28 de fevereiro.

Nestas sessões, que visam despertar a sensibilidade dos mais novos para a música clássica, vão-se explorar conteúdos formativos relacionados com a música, a orquestra, a criatividade e a composição musical, a adversidade na vida humana, a história da Europa, a paz, a alegria e o papel da música no mundo contemporâneo.

A entrada no Concerto de Família é gratuita, mas sujeita ao levantamento de ingresso e à lotação da sala.