No 'Mar Film Festival' "queremos cruzar a arte com o olhar científico" - Jorge Seabra.

2018-04-18 07:22

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Ficção, documentários, animação; curtas e longas metragens. O Mar Film Festival está de volta a partir desta quinta e até sábado com novos filmes sobre as gentes do mar, a poluição marítima, momentos de perda e de reencontro, a magia dos oceanos e a erosão costeira. Este ano, Matos Barbosa será o realizador em destaque.

A edição 2018 traz “A plastic ocean”, “Deste lado da ressurreição”, “Arte al água- Los bacaladeros de Terra Nova” e “Deriva litoral - O impacto da erosão costeira em Portugal” entre outras obras.

As escolas terão sessões especiais e o grande público é desafiado para ver filmes e participar em debates temáticos.

A concurso estarão mais de 30 obras, sendo que o concurso para escolas conta com cerca de 8 candidatos. É momento para conhecer os vencedores dos concursos Novas Vistas Lumière, com 26 candidaturas, e Memórias de RiaMar (8).

Jorge Seabra, o programador, explica que se trata de uma aposta no cruzamento da arte e do conhecimento científico e uma forma de promover valores locais (com áudio)

Álvaro Garrido, consultor do Museu Marítimo de Ílhavo, refere que depois das apostas em artes como teatro e pintura, o cinema chega como mais uma valência na transmissão da cultura marítima (com áudio)

Museu Marítimo de Ílhavo, Câmara de Ílhavo e Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra são os promotores desta iniciativa cultural que procura firmar o papel da cultura marítima no cinema.