Museu Marítimo espera atingir os 70 mil visitantes até final do ano.

2015-08-10 08:29

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Mais visitantes e mais receita. O Museu Marítimo de Ílhavo dá sinais de estar a caminho de mais um ano de sucesso. Os dados do primeiro semestre apontam para 47 mil visitantes até final de Julho, mais 7 mil que em idêntico período de 2014. Nas receitas próprias, o consultor do Museu destaca o aumento de valores na ordem dos 12 mil euros. Álvaro Garrido aproveitou a celebração do 78.º Aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo para fazer contas. Conclui que 2015 está a exceder expetativas.

“Neste momento até 30 de Julho o Museu regista 47 mil visitante. É bastante mais que no ano passado. É igualmente importante o aumento de receitas em 12 mil euros. Estamos entre o valor do ano passado, que teve um saldo final de 66 mil visitante. Ficaremos perto dos 70 mil este ano o que é muito bom no panorama da museologia portuguesa”.

Fernando Caçoilo, presidente da Câmara de Ílhavo, respondeu ao pedido de reforço de pessoal com a realidade dos Municípios. Apesar desses meios serem considerados escassos, o autarca de Ílhavo realça o empenhamento do Município na vida do Museu por considerar que é uma “joia da coroa” (com áudio).

O autarca de Ílhavo destacou ainda a reabertura do Museu da Vista Alegre como mais uma peça da oferta cultural. “Acho que no curto prazo o Museu vai ficar engrandecido com a sinergia com o Museu da Vista Alegre. Vai ter papel importante na Região Centro do país. No âmbito do acordo de comodato com a Visabeira vai deixar de ser um pequeno museu para ser um Museu a sério”.

A apresentação do documentário "Varinas - um símbolo de Lisboa", a inauguração da exposição temporária “Do Fundo do Mar: Coleções de História Natural Marinha” e apresentação do livro "Mar Frio", de Jorge Brandeiro, foram momentos que assinalaram os 78 anos do Museu. A fadista Aldina Duarte deu o toque musical à festa num fim de semana marcado pela presença de mais de mil visitantes.