Museu Marítimo de Ílhavo registou 66 500 visitantes no segundo melhor ano de sempre.

2015-01-08 10:43

Categoria: 

O Museu Marítimo de Ílhavo faz contas ao número de visitantes em 2014 e conclui que o ano que terminou foi o segundo melhor de sempre. Contou 66 500 visitantes confirmando-se como um dos museus municipais mais visitados do país. É o Museu mais visitado no distrito de Aveiro. A nomeação do projeto de ampliação do Museu com o Aquário de bacalhaus para o Prémio Mies van der Rohe, edição de 2015, a maior distinção da arquitetura europeia, foi considerado “reconhecimento da qualidade arquitetónica do Museu” do projeto da ARX Arquitetos.

O MMI participou, através de empréstimos de obras e conteúdos, em diversas exposições em museus internacionais (Bilbao e San Sebastien) e realizou várias itinerâncias de exposições em Portugal. Promoveu edições internacionais de referência, a exemplo da Revista ARGOS, em parceria com os principais museus marítimos europeus e de outros continentes; divulgou o seu projeto na revista Drassana do Museu Marítimo de Barcelona. Em Portugal, teve destaque no último número da Revista Património da Secretaria de Estado da Cultura e em diversos congressos internacionais de Museologia.

“As dinâmicas de extensão e internacionalização do Museu foram outro ponto forte do ano de 2014, tendência que se pretende reforçar e ampliar”, salienta a direção.

Na agenda está já a celebração do segundo aniversário do Aquário dos Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo. Será no dia 17 de janeiro com destaque para a inauguração da exposição de fotografia de Egídio Santos, "Rostos", na Sala de Exposições Temporárias, e o lançamento da 3.ª edição do Concurso de Modelismo Náutico do MMI. Será um dia aberto com programação especial incluindo oficinas de Modelismo Náutico e uma “Conversa de Mar” com Mário Ruivo.