Museu Marítimo celebra 78 anos de atividade.

2015-08-07 19:57

Categoria: 

Concelho: 

A celebração do 78.º Aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo promete um fim-de-semana de “cultura e conhecimento”. O final de tarde deste sábado, 8 de agosto, será momento para a apresentação de um documentário, um livro e uma nova exposição temporária. Para as 17h00 está agendada a apresentação do documentário "Varinas - um símbolo de Lisboa", que contou com a cooperação do Museu Marítimo de Ílhavo e da comunidade ilhavense. A estrutura do documentário insere-se no levantamento de memórias da cidade de Lisboa, assente no projeto de investigação sobre as Varinas, realizado pelo Departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa.

Como foi possível que a vendedeira de peixe da Beira Litoral, chegada a Lisboa no século XIX, se transformasse num símbolo da capital? O documentário “Varinas – Um Símbolo de Lisboa” narra a história da presença da comunidade varina na cidade.

A sessão comemorativa dos 78 anos do MMI será às 18h00 deste sábado e ficará marcada pela inauguração da exposição temporária “Do Fundo do Mar: Coleções de História Natural Marinha”, que poderá ser visitada até 12 de dezembro. Trata-se de uma exposição que evoca os contextos de criação das principais coleções de história natural marinha portuguesas e as motivações e perfil dos seus colecionadores mais relevantes.

Nesta exposição é também revelado um pouco mais sobre as coleções de História Natural do Museu Marítimo de Ílhavo, partilhando-se com o público alguns objetos que há muito não são exibidos e que contam parte da história do Museu.

Para esta exposição o MMI contou com a colaboração do Aquário Vasco da Gama, do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa e do Museu de Marinha.

Também na sessão comemorativa do 78.º Aniversário do MMI, será apresentado o livro "Mar Frio", de Jorge Brandeiro. Trata-se de um escrito inédito de autoria do pintor Jorge Brandeiro que, a título póstumo, o Museu Marítimo de Ílhavo edita. A narrativa segue o estilo de outros escritos mas inclui deambulações descritivas sobre os portos de escala da frota, da Terra Nova à Nova Escócia e à Gronelândia.

Na manhã deste sábado, às 11h00, há visita e concerto da divertida banda “Funk na Quinta”. Das 14h30 às 17h00 realiza-se o Ateliê de Marionetas em Esponja “Monstros Marinhos”, dinamizado pela Companhia Mandrágora. Tanto no sábado, como no domingo, às 15h00, as famílias têm a possibilidade de visitar as Reservas do Museu e os Bastidores do Aquário, zonas do Museu que só abrem ao público em ocasiões especiais.

Desta noite promete ser especial no Museu Marítimo de Ílhavo com atividade no Aquário. Na noite do 78.º aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo canta-se os parabéns e o fado. Aldina Duarte dará um concerto único, às 22h00, ao ar livre, na Praça do Aquário dos Bacalhaus.

No segundo dia de comemorações, a 9 de agosto, o chef Paulo Morais realiza o workshop de cozinha “Saberes com Sabor…a Bacalhau”. A receita a por em prática é sushi de bacalhau.

O Museu Marítimo de Ílhavo promove, à semelhança do ano passado, uma Feira do Livro do MAR que estará disponível ao público de 8 a 31 de agosto, na Livraria de temática Marítima, com horário especiais inseridos na programação do MMI, nos dias 8 e 9 de agosto, e nos restantes dias, das 10h00 às 18h00, de terça a sábado e das 14h00 às 18h00 aos domingos.

Haverá também demonstração de Modelismo Náutico (dinamizado pela TEAM).