Museu de Ovar celebra aniversário com homenagem a mestres portugueses.

2016-12-26 10:40

Categoria: 

Concelho: 

O Museu de Ovar assinala o 56.º aniversário, no dia 6 de janeiro, com uma sessão comemorativa da sua fundação em que fará a habitual entrega de diplomas a cidadãos e entidades que em cada ano têm merecido reconhecimento pelo trabalho e dedicação a esta Instituição.

Do programa comemorativo consta, ainda, uma homenagem a quatro grandes mestres portugueses das artes que faleceram durante o ano de 2016. Querubim Lapa, José Rodrigues, José Mouga e Luís Darocha são nomes que constam entre as obras do acervo do Museu de Ovar que vão integrar uma exposição coletiva.

Nos casos do ceramista Querubim Lapa (na foto) e dos pintores José Mouga e Luís Darocha, ainda recentemente as suas obras tinham sido dadas a conhecer através de exposições.

Também no âmbito do 56.º aniversário será ainda apresentado publicamente um livro com memórias da história do Museu de Ovar entre a sua fundação e os 50 anos da sua existência.

Trata-se de uma obra financiada pela Câmara Municipal de Ovar que resulta de testemunhos do único elemento fundador ainda vivo, Manuel Silva, com colaboração de Manuel Brandão, que já foi diretor da Instituição e integra os seus atuais corpos sociais sob a presidência de Manuel Cleto, o atual diretor.

foto: Arquivo