Museu de Ílhavo lança n.º 3 da Revista Argos.

2015-10-20 15:29

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) vai lançar a terceira edição da Revista Argos amanhã, quarta-feira, numa acção que decorrerá às 09h50, integrada no Seminário 'Portos, Paisagens Portuárias e Economia do Mar'.

Lançada em 2013 e recentemente eleita como melhor revista na categoria 'Trabalho na Área da Museologia' pela Associação Portuguesa de Museologia, a Argos afirma-se como uma revista singular de museologia marítima. O projeto editorial "nasceu da dinâmica" de projeto do Museu Marítimo de Ílhavo, instituição que continua a assumir responsabilidades no campo da cultura marítima.

Neste seu terceiro número, a Argos salienta o que se faz no Museu Marítimo de Ílhavo, "sobretudo à volta da recriação imaterial do seu extraordinário património da pesca do bacalhau, a marca de água de um museu que, à semelhança do Oceano, tem os seus marcos, mas não conhece fronteiras".

Com editorial de Álvaro Garrido, consultor do MMI, esta terceira edição abre com o artigo 'Building on new foundation: A 21st Century Perspective for Maritime Museums', de Peter Neill.

A Argos possui dois artigos sobre a temática 'Museus e Património Marítimo', 'Patrimónios Marítimos: Estratégias de Musealização do (i)material', de Ana Carvalho, e 'Curating Oceanic Histories', de Sarah Longair. Sobre o tema 'Os Museus na Salvaguarda dos Patrimónios Marítimos', é publicada uma entrevista a Mário Ruivo e são divulgados os artigos 'La Preservación del Patrimonio Marítimo: El caso del Museu Marítim de Barcelona y su reto de futuro', de Roger Marcet, 'Patrimónios histórico-naturais no Museu da Baleia da Madeira', de Luís Freitas e 'Atracando no pier do conhecimento', de Susana Taulé Piñol.

No capítulo de 'Projetos e Instituições', a Argos apresenta os artigos 'O projeto da Cultura Avieira', de João Monteiro Serrano;, 'De la Grande Pêche à la pêche durable: les intentions d’une exposition', de Denis-Michel Boëll e 'A ‘Libertação da Via da Água’ na salvaguarda dos patrimónios marítimos', de Ivone Magalhães.

Do trabalho desenvolvido no Museu Marítimo de Ílhavo, esta edição destaca duas investigações: 'Homens e Navios do Bacalhau: Uma construção da memória em rede', de Nuno Miguel Costa, e 'Portos e espaços portuários: arqueossítios por desvendar', de Jorge Branco. Na área da documentação, é divulgado o trabalho 'Mapas náuticos, pesca longínqua e o conhecimento do Atlântico', de Nuno Silva Costa.

As exposições em destaque nesta edição são 'Do fundo do mar: história natural marinha em Portugal - Memória do projeto expositivo', da responsabilidade de Márcia Carvalho, 'O Vouga, onde a história se sobrepõe à Classe', de Mariana Vaz e 'Bacalhau em código bidimensional - uma visão, para melhor conhecer', de Fernando Correia.

Nesta edição é ainda documentada a experiência museológica internacional do Museu Marítimo de Macau, por Chan I Un.

Por fim, é apresentado o 'Arquivo fotográfico de Octávio Lixas Filgueiras: contributos para o estudo de um homem e seu legado', por Ângela Carvalho e Miguel Filgueiras.

Distribuída pela Âncora Editora, a Argos n.º 3 estará à venda por 15 euros nas livrarias e no Museu Marítimo de Ílhavo e poderá, também, ser encomendada com envio à cobrança.