Museu de Aveiro acolhe entrega de prémios do concurso de Artes Visuais.

2015-06-18 09:22

Categoria: 

A cerimónia de entrega de prémios do concurso de Artes Visuais, em contexto escolar, realizado a partir da exposição comemorativa dos 30 anos do Centro Português de Serigrafia apresentada no Museu de Aveiro (março e maio de 2015) está marcada para esta quinta no Museu de Aveiro.

Este concurso foi promovido no âmbito dos 30 anos do Centro Português de Serigrafia e da exposição "A Realidade do Imaginário", que decorreu em sete espaços de cultura da região centro e sob tutela da Direção Regional de Cultura do Centro, sendo o Museu de Aveiro o espaço receptor da mostra" No Princípio Era a Luz".

Decorrente desta exposição, que permaneceu no Museu de Aveiro de 5 de Março a 3 de Maio deste ano e integrada nas dinâmicas de públicos e do serviço educativo do Museu, foi desenvolvida uma ação conjunta "inter-escolas" do concelho de Aveiro que teve como principal objetivo cativar os alunos para o entendimento e educação pela arte.

O modo encontrado foi o da promoção de um concurso de expressão plástica capaz de estimular os alunos das escolas para uma representação visual e gráfica ativa, sendo cada aluno autor de um desenho criado a partir das imagens captadas na exposição.

O concurso foi aberto às escolas do concelho de Aveiro e serviu de estímulo à criatividade dos alunos e à competitividade saudável com vista à originalidade de respostas na área da expressão plástica.

No contexto das visitas escolares orientadas a esta exposição de Serigrafias, Litografias e Gravuras para o público escolar, e com vista à obtenção de desenhos criados pelos alunos para resposta ao concurso, foram recebidos no total 71 trabalhos, realizados por alunos do ensino básico e secundário.Os prémios foram oferecidos pelo Centro Português de Serigrafia, num total de seis obras gráficas, ou seja, um conjunto de seis serigrafias em papel, assinadas e datadas por artistas portugueses e estrangeiros, FabesKo, Clara Martins e Frade Correia.

No escalão do Ensino Básico, o 1º prémio é entregue a Beatriz Brandão, do 5ºJ; o 2º prémio a João Vasco Gomes, do 5ºC e o 3º prémio a Mariana Ravara Roque, do 5ºC, alunos da Escola E.B.2,3 João Afonso de Aveiro. Nos prémios do escalão do Ensino Secundário o 1º prémio vai para Francisca Carneiro; o 2º prémio para Ana Lyubyva e o 3º prémio para Sara Figueiredo, alunas da Escola Secundária José Estêvão de Aveiro.

O júri foi constituído por José António Christo, José Sacramento, Luís Delgado e Maria da Luz Nolasco. A entrega dos prémios será efetuada esta quinta, às18h15, no Museu de Aveiro.