Murtosa produziu documentário sobre vivência nas secas de bacalhau.

2015-08-01 20:15

Categoria: 

Concelho: 

O salão nobre da Câmara da Murtosa recebeu a apresentação do documentário “Murtoseiras nas secas do bacalhau de Alcochete”. Foi um momento cultural integrado na Semana do Emigrante. Este documentário foi produzido pela Câmara Municipal e relata as histórias, na primeira pessoa, de um conjunto de senhoras que, durante anos, rumaram a Alcochete, de outubro a abril, para trabalharem nas secas do bacalhau aí existentes, naquele que foi um dos muitos fluxos migratórios de gentes Murtoseiras em território nacional.

O filme evoca a memória destes tempos, pela voz de algumas das muitas protagonistas desta aventura migratória Murtoseira. Isabel Carramona, Maria Lucília Silva e Maria Antónia Figueiredo, na Murtosa, e Maria do Carmo Silva e Maria José Rendeiro, em Alcochete, partilharam as suas memórias, em autênticos testemunhos de coragem, esforço e superação.

A apresentação pública do trabalho, que se insere na estratégia de recolha e valorização da memória das migrações Murtoseiras, levada a cabo pela Autarquia, contou com a presença das três entrevistadas residentes no Município da Murtosa.

O Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Baptista, realçou o “extraordinário exemplo e testemunho das entrevistadas”, agradecendo-lhes a “generosidade e a disponibilidade para partilharem as suas histórias”.

O Vice-Presidente da Câmara, Januário Cunha, que conduziu o trabalho de recolha e produção do documentário, falou acerca do projeto, evidenciando a “determinação e a têmpera” das gentes da Murtosa, que ousaram, neste caso como noutros, perante a adversidade, rumar a outras paragens para lutarem por uma vida melhor.