Município da Murtosa evita abate de barcos da xávega.

2016-05-25 23:27

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município da Murtosa vai dar nova vida a dois antigos barcos xávega, que foram doados pelos proprietários aquando da sua substituição por novas embarcações, evitando, desta forma, a sua destruição.

Os barcos “OLÁ SAM PAIO”, de Bruno Murta, e “M. FÁTIMA”, de Marco Silva, ambos jovens arrais de companhas a operar na Torreira são as embarcações que passam a património museológico.

Do ponto de vista processual, a substituição de uma embarcação por outra, mantendo-se o registo, pressupõe o abate da primeira. Confrontados com esta realidade, os proprietários manifestaram, junto da Câmara Municipal, a intenção de doar os barcos ao Município, no sentido destes terem uma utilização pública, de pendor expositivo ou museológico, evitando, desta forma a sua destruição.

Sensível a esta pretensão dos arrais e reconhecendo a relevância associada à preservação dos xávegas, o Município formalizou, junto da entidades competentes, a vontade de receber as embarcações, no sentido de preparar o devido enquadramento, que as dignifique e as coloque à disposição da comunidade, o que acontecerá a breve trecho.

O “OLÁ SAM PAIO”, de Bruno Murta, depois de devidamente tratado, será a peça central de um monumento, a edificar na rotunda da Avenida da Circunvalação com a Rua 10 de Junho, na Torreira, que homenageará os pescadores do Concelho.

Já o “M. FÁTIMA” será o elemento de maior destaque no núcleo dedicado à pesca, que será criado naquele que se pretende afirmar, no futuro, como o principal equipamento do Concelho da Murtosa na área da museologia etnográfica: a Casa Museu Custódio Prato, no Bunheiro.