Mordomia de São Gonçalinho apresenta iniciativas de promoção das festas de 2019.

2018-06-14 08:47

Categoria: 

Concelho: 

A Mordomia de São Gonçalinho revela atividades em agenda na preparação das festas de 2019.

Esta quinta, às 18h30, na Casa da Mordomia, será promovida uma conferência de imprensa com o propósito será dar a conhecer à comunidade as actividades em agenda, previstas até final do ano, e que antecedem os Grandiosos Festejos em Honra de São Gonçalinho, de Janeiro próximo, no bairro da Beira-Mar, em Aveiro.

São Gonçalinho, como sempre foi conhecido no Bairro da Beira-Mar, terá nascido em 1190 em Arriconha, perto de Guimarães. Filho de uma família de nobres, foi ordenado sacerdote em Braga e partiu em peregrinação para Roma e para a Terra Santa. Quando regressou dedicou-se à pregação e à generosidade social nas terras de Entre o Douro e Minho, estabelecendo-se em Amarante (onde é conhecido como São Gonçalo de Amarante), onde viria a falecer a 10 de Janeiro de 1262.

Tido como santo casamenteiro, acreditam os seus devotos, curar doenças de ossos, tira nós de corações sofridos e vincos de almas doridas. Reza a lenda que S. Gonçalo terá estado uns tempos por Aveiro, na altura em que viajou por vários sítios da Europa.

Independentemente dessa confirmação ou não, São Gonçalo foi acarinhado pelas gentes da Beira-Mar, que o adotaram como seu padroeiro, por acreditarem no seu poder em curar doenças ósseas e em resolver problemas conjugais e onde mais do que venerado, pode-se afirmar que é muito amado, ao ponto de ser apelidado do “seu menino”, daí o carinhoso diminutivo de “S. Gonçalinho”.

Independentemente da data que marcou o seu início, todos os anos, no fim de semana mais próximo de 10 de Janeiro (data em que se supõe que o São Gonçalo terá falecido), realizam-se os festejos em honra de S. Gonçalinho em Aveiro. Esta festa, celebrada no Bairro da Beira-Mar, junto à capela, decorre ao longo de cinco dias e inclui, de um modo geral, o arremesso das cavacas, o fogo-de-artifício sobre o bairro e canais da Ria, os bailes populares e concertos, as romarias pelas estreitas ruas deste bairro e ainda outras manifestações populares, como a ‘Dança dos Mancos’ ou a Entrega do Ramo.

Em 2019 a Festa de S. Gonçalinho decorrerá entre os dias 10 e 14 de Janeiro (de Quinta a Segunda-Feira).

O processo de candidatura da festa de São Gonçalinho a Património Imaterial da Humanidade está na sua fase final de submissão à UNESCO.