Moinhos Abertos na celebração do património molinológico.

2019-04-05 15:45

Categoria: 

Concelho: 

Celebração do Dia Nacional dos Moinhos no 13.º ano consecutivo o Dia dos Moinhos Abertos de Portugal com atividades no fim de semana.

A iniciativa organizada pela Rede Portuguesa de Moinhos com o apoio da TIMS/Sociedade Internacional de Molinologia tem ações na região.

Em Aveiro estará aberto ao público, para visitação e demonstração, um único moinho tradicional. Conhecido como a Azenha do Cabeço, em Aradas, o moinho tem visita gratuita e guiada pelo moleiro Duarte Costa, este sábado, dia 6, das 15h00 às 18h00.

Em Albergaria, este sábado, a visita tem início às 14h00 e inclui paragens no Moinho do Maia, em Fial de Baixo, na Atafona, no Sobreiro, e nos Moinhos Chão do Ribeiro, em Mouquim.

No domingo, a visita da manhã começa às 10h00 e inclui o Moinho da Cova do Fontão e o Moinho do Ti Miguel, ambos no Fontão.

À tarde, pelas 14h00, os visitantes podem conhecer o Moinho São Marcos de Baixo, em São Marcos, o Moinho de Baixo e Moinhos Quinta da Ribeira, em Ribeira de Fráguas, os Moinhos do Regatinho, em Vilarinho de São Roque, e o Moinho Porto de Riba, em Soutelo.

Em Sever há caminhada “Moinhos d’água do Couto a Catives” e apresentação do livro “O último Moleiro do Rio”.

Com partida marcada às 9h30, junto à Igreja Paroquial, os participantes vão percorrer os caminhos seculares que levavam o grão à farinha.

Ao longo do rio Gresso, do Couto a Catives, será possível identificar 11 moinhos de água. Um deles, o moinho do Estanqueiro, estará a funcionar e o seu último moleiro vai recordar histórias de outros tempos e explicar o funcionamento do moinho, bem como a sua estrutura.

À tarde, o conto “O último Moleiro do Rio”, será apresentado pelo seu autor, Armando Carvalho Ferreira, com sessão marcada para às 16h00, na Casa da Cultura, em Couto de Cima.

No Município de Águeda regista-se este ano a adesão de seis moinhos. Três moinhos localizados na aldeia de Macieira de Alcôba, os quais foram alvo de um processo de recuperação no âmbito da criação da Aldeia Pedagógica do Milho Antigo (União das freguesias do Préstimo e Macieira de Alcôba). Assim como dois moinhos de rodízio localizados na aldeia do Casal (União das freguesias do Préstimo e Macieira de Alcôba) e um outro na aldeia de Paradela (União das freguesias de Recardães e Espinhel).