Mercados, exposições e procissão na celebração da Páscoa em Aveiro.

2016-03-17 14:01

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro faz da Semana Santa momento de promoção com a iniciativa de “Semana Santa| Aveiro 2016” que integra a realização de várias ações. Este cartaz decorrerá de 19 a 28 de março. Aveiro acolhe a exposição e instalação artística “Cenários Habitados” de Ricardo Campos, de 19 de março a 1 de maio, em espaços como o Museu Santa Joana, Museu da Cidade, Museu Arte Nova, Teatro Aveirense e galeria do edifício da antiga Capitania. ​

Trata-se de uma exposição de arte contemporânea organizada pela Curadoria de Marco Duarte que reúne oitenta obras de arte, de entre as quais meia centena de pinturas e que inclui a temática sacra contemporânea e a figura de Cristo.

Em Cenários Habitados, o artista Ricardo Campos intervém em diversos espaços culturais da cidade numa dinâmica criativa que vai além do conceito habitual de uma exposição. Esta exposição única poderá ser visitada de terça a sexta das 9h às 18h e sábado e domingo das 14h às 18h.

Ricardo Campos, nasceu em Monção, em 1977, é formado em desenho pela Universidade de Belas Artes do Porto. Frequentou, igualmente, o curso superior de arquitetura e design gráfico da Escola Superior Gallaecia. Desde 2001, tem participado em diversas exposições individuais e coletivas, em Portugal e no estrangeiro, arrecadando vários prémios e distinções. Segundo o autor as suas obras convidam quem as visualiza a “experimentar o sabor amargo” da experiência de Cristo e que já passou pela nova Basílica de Fátima, pela Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma mas também por França e Espanha.

Ainda no âmbito da Semana Santa em Aveiro, ocorrerá com o apoio de “A Barrica” o “Artes & Ofícios de Aveiro – Artesanato ao Vivo”, de 19 a 28 de março no interior da Praça do Peixe de modo a mostrar aos nossos visitantes o artesanato e ao vivo da Região de Aveiro.

A Mostra de Sal e Produtos da Ria de Aveiro irá realizar-se de 24 a 26 de março das 10h às 22h no Mercado Manuel Firmino. Um evento de vivências e fruição ao estilo de Mercado “gourmet” da Região de Aveiro.

“Artes no Canal” irá apresentar uma edição especial de Páscoa no dia 26 de março das 9h às 17h. Decorrerá na Praça Joaquim Melo Freitas, Rua Homem Christo e Largo Manuel Firmino.

No sábado, dia 26 de março pelas 15h vai realizar-se o jogo “Caça aos Ovos da Páscoa” no Cais da Fonte Nova. É uma organização da Associação Comercial de Aveiro com o apoio da Escola Profissional de Aveiro.

Destaque ainda para a Procissão do Enterro do Senhor, da Diocese de Aveiro, uma das mais significativas do País, que se realizará na noite e Sexta-feira Santa, dia 25 de março, pelas 21h30 com passagem por vias do centro da cidade de Aveiro.