Mercado antigo na abertura das festas de Estarreja.

2016-06-06 21:30

Categoria: 

Concelho: 

Estarreja fez uma viagem no tempo com a recriação do Mercado Antigo. No sábado e domingo, já imbuída no espírito das Festas de Santo António, da Cidade e do Município, Estarreja viajou no tempo até ao início do século passado revivendo usos, trajes, cantares e formas de estar representativas de uma época distante.

Namorar à janela foi uma das cenas representadas durante o desfile etnográfico do Mercado Antigo, em que os mais velhos se reviram. A troca de palavras enamoradas à distância e sempre sob vigilância mereceu o prémio de Melhor Encenação pelo Rancho Folclórico “As Tricaninhas do Antuã”.

O guarda da GNR, fielmente reproduzido por Alfredo Azevedo, conquistou o Melhor Traje. Já o prémio de Melhor Espaço de Venda foi atribuído ao Centro Paroquial de Social de Santa Marinha de Avanca, entre 80 postos de venda presentes neste mercado à moda antiga.

Este ano com dose reforçada já que se realizou pela primeira vez durante dois dias, o Mercado Antigo mobilizou centenas de participantes de Estarreja e de outros concelhos tais como Albergaria-a-Velha, Oliveira de Azeméis,  Murtosa, Sever do Vouga e Viseu, atraindo milhares de pessoas ao centro da cidade. A organização da Câmara Municipal de Estarreja conta com o empenho e colaboração das coletividades locais.

As Festas de Santo António de Estarreja prosseguem na quinta-feira à noite, no Parque Municipal do Antuã, com a abertura das Tasquinhas de Gastronomia Regional e com o concerto de Le Sextet à Claques. As festas vão transformar-se num baile interminável neste primeiro concerto do Festim’16. Os concertos de Miguel Araújo (sexta, 10 junho) e Richie Campbell (sábado, 11 junho) completam o cartaz.

As tradicionais festas são também o palco das Marchas Populares (dia 12), de exposições, animação e de várias atividades desportivas e das associações locais.