Mar Film Festival aborda o lado trágico da cultura marítima.

2019-04-26 15:26

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A terceira edição do Mar Film Festival arrancou esta sexta no Museu Marítimo de Ílhavo para três dias dedicados ao cinema de temática marítima.

Sexta-feira, às 21h30, acontece a abertura oficial do festival, com a exibição de “Hálito Azul”, documentário em torno da freguesia piscatória da Ribeira Quente na ilha de S. Miguel, nos Açores, e da vida de quem luta por dias normais, ainda que com o peixe a escassear. A sessão acaba com uma conversa com o realizador, Rodrigo Areias (galardoado em vários festivais) e com Nuno Sá.

No sábado, 27 de abril, destaque para “Fogo no Mar”, de Gianfranco Rosa, a exibir às 21h30. O documentário capta a vida da ilha italiana de Lampedusa, o local que tem sido manchete mundial nos últimos anos por ser o primeiro porto de escala para centenas de milhares de imigrantes da África e do Médio Oriente, que tentam fazer uma nova vida no continente europeu.

O sábado continua com o clássico de John Huston, “Moby Dick”, com a famosa busca do Capitão Ahab pela baleia branca; seguindo-se “A rebentação”, de Paulo Fajardo, sobre as tradições da Arte Xávega, na Praia da Tocha.

Além de todos os novos filmes de ficção e documentário, uma das grandes novidades da edição 2019 é a mesa redonda “O mar entre a literatura e o cinema”, que se realiza no sábado, dia 27 de abril, às 17h00, com a participação da escritora Ana Margarida de Carvalho, do realizador Rodrigo Areias e de Abílio Hernandez Cardoso, docente na Universidade de Coimbra, moderados por Ana Paula Medeiros.

O programador Jorge Seabra destaca essa conversa como momento alto (com áudio)