"Lusofonias na Ria" anima noites da Torreira.

2015-07-07 08:45

Categoria: 

Concelho: 

O 1º Festival Internacional de música e cultura dos países lusófonos e Galiza "Lusofonias na Ria", integrado no "III Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa", arranca esta terça. Hoje há extensão Cine’Eco com exibição do filme “A Ria Por Dentro” de Ana Maria Rodrigues. Para ver às 21h30. Uma hora mais tarde será exibido o filme “Ilhas Desertas” de Alexandre Vaz e Madalena Boto (Portugal / Cabo Verde).

Na animação musical esta primeira noite é dedicada ao tributo a Carlos Paredes com Victor Castro e Paulo Cunha. Este projeto musical, nascido em 2005, pretende ser um tributo à guitarra portuguesa e, em particular, ao mestre Carlos Paredes, um símbolo da cultura portuguesa.

O Tributo foi apresentado em várias cidades portuguesas e no Brasil. Victor Castro formou-se em Guitarra Clássica pelo Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, onde estudou com Carlos Baptista Ávila e com Steven Rings, ThimothyJonhson, Miles D. Barford e EddyGoldz (EUA) e com Roberto Hugo (Uruguai). Realizou masterclasses com osviolonistas David Russel (Escócia), Eduard Isaac (Argentina), Costas Cotsiolis(Grécia), Ana Vidovic (Croácia) e Marco Pereira, Sebastião Tapajós e Fábio Zanon (Brasil). É Licenciado em Música pela Universidade Federal do Maranhão - Brasil.

Segue-se a atuação de “Carapaus” (Galiza) na Praça da Varina às 22h30. “Carapaus” é um grupo de música tradicional de Santiago de Compostela formado em 2010. O seu primeiro disco, “Conservas de música tradicional”, foi gravado no estúdio Casa de Tolos (Mañufe, Gondomar), em 2012. Contém 10 temas tradicionais, como “O Pezinho da Vila”. Em 2015, após percorrerem várias festas e romarias do país, gravaram o seu segundo álbum, “Déixao andar...”, no estúdio A Ponte (Roxos, Santiago de Compostela) e que foi apresentado a 16 de maio na Sala Capitol de Santiago de Compostela com grande êxito junto do público.