Luso descendente pretende realizar espetáculo cultural envolvendo comunidades de São João da Terra Nova e Ílhavo mas apela ao empenho da autarquia ilhavense.

2018-05-22 16:23

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Um musicólogo, investigador e escritor americano, luso-descendente (de 3.ª geração) que realiza há vários anos um levantamento etnográfico sobre os “portugueses na Terra Nova”, à procura das suas raízes, acalenta o sonho da realização de um espetáculo musical/cultural baseado nas "memórias e músicas de pescadores e capitães dos barcos da Frota Branca que tocavam música em St. John’s, Terra Nova, entre os anos 1955 e 1980".

Pretende, assim, desenvolver um projecto cultural internacional envolvendo as comunidades de São João da Terra Nova e Ílhavo, "até Novembro próximo como me disse o Luís Ferreira (Director do 23 Milhas)". (com áudio)

Richard Simas que, nesta entrevista à Terra Nova, fala em dificuldades na relação institucional com os responsáveis culturais de Ílhavo que, após terem aceite com interesse uma proposta inicial de realização do espetáculo em Ílhavo, ou de, pelo menos "analisarem a ideia", deixaram de responder aos mail´s de Richard Simas. O investigador assegura que St. Jonh´s "assume as despesas financeiras do projeto" cabendo a Ílhavo a "organização logística". (com áudio)

Richard Simas vem em Junho a Ílhavo para tentar acelerar o processo. "vou realizar o espectáculo em Ílhavo ou em Viana do Castelo que também me parece interessada", vincou.

Richard Simas tem o sonho de realizar um espetáculo musical tendo por base as 'Valsas Portuguesas' eternizadas na Terra Nova, no Canadá, onde reside atualmente.