Lions apresenta jogo que rivaliza com o xadrez.

2015-01-09 12:14

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Lions Clube de Ílhavo apresenta este sábado o jogo “Trench”. Trata-se do Jogo de tabuleiro português que derrotou a Microsoft. Trata-se de um jogo inventado por Rui Alípio Monteiro que rivaliza com o xadrez. Um jogo de pura elegância que se inspira nas trincheiras da I Guerra Mundial, com o formato de losango, a preto e branco, constituído por 8 X 8 (64 casas), que simula dois campos opostos e separados por uma linha horizontal que simboliza as trincheiras.

As peças do jogo representam as principais patentes de um exército de infantaria ou cavalaria: um general, dois coronéis, três capitães, quatro sargentos e seis soldados; “inspiradas nas estrelas que se encontram ao peito das fardas dos militares”, refere Rui Alípio Monteiro no tutorial do Trench.

Com capitais próprios, Rui Alípio Monteiro criou um novo produto e uma nova marca, protegida com certificados de registo de marca da União Europeia, Estados Unidos, Noruega, Suíça e Brasil, que o defenderam da gigante Microsoft quando, em 2011, a divulgou, na Internet, antes de o jogo ter iniciado a sua comercialização. Mas Rui Alípio Monteiro não abdicou da marca Trench, e a Microsoft viu-se obrigada a alterar, a nível mundial, o nome e o conceito do seu jogo de Trenched para Iron Brigade.

O programa de apresentação do jogo prevê que os presentes possam jogar o jogo, assistir a um espectáculo poético musical com o Aureliano Costa e José Peixoto, uma evocação do centenário da I Guerra Mundial e enquadramento histórico e militar do jogo pelo Professor Sérgio Veludo Coelho e uma apresentação de modelos e criações do estilista Joel Reigota.

É a forma encontrada para celebrar o VI aniversário do Lions Clube de Ílhavo. Sessão entre as 15h00 e as 18h00 no Hotel de Ílhavo.