Licinio Amador apresenta a obra "Tempos de Pesca em Tempos de Guerra".

2017-01-26 10:08

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Licínio Amador apresenta, esta sexta, na Gafanha da Nazaré, o livro “Tempos de Pesca em Tempos de Guerra” dedicado ao naufrágio da embarcação “Maria da Glória”.

A obra aborda o afundamento de um bacalhoeiro pela Marinha de guerra alemã durante a Segunda Guerra Mundial. Comandado pelo Capitão Sílvio Pereira Ramalheira, a embarcação pesqueira foi afundada em 5 de junho de 1942 pelo submarino U-94, provavelmente num erro atribuído a comunicações entre navios pesqueiros.

Um total de 36 tripulantes do Maria da Glória foram mortos enquanto 8 tripulantes conseguiram deixar o navio em dóris da embarcação.

Apresentação do livro “Tempos de Pesca em Tempos de Guerra”, esta sexta, dia 27 de janeiro, às 21h, no Salão Nobre da Freguesia da Gafanha da Nazaré.

Licínio Amador escreve sobre o acontecimento que viria a abrir caminho à frota branca como sinal de neutralidade. Trabalho de 4 anos que já tinha sido apresentado ao público e que agora merece apresentação na Gafanha da Nazaré, de onde eram oriundos alguns dos marinheiros (com áudio).

foto: Etelvina Almeida