Jornadas do Património vão falar sobre "memórias gráficas de antigos conventos e mosteiro de Aveiro".

2017-03-03 15:32

Categoria: 

Concelho: 

As Jornadas do Património Histórico Documental deste ano serão dedicada ao tema “Memórias Gráficas de Antigos Conventos e Mosteiros de Aveiro”.

Iniciativa que vai contar com a parceria do Arquivo Distrital de Aveiro, Departamento de Infraestruturas Militares do Exército, Arquivo Nacional Torre do Tombo e Universidade de Aveiro.

Estas Jornadas têm por base um conjunto documental constituído por plantas de arquitetura e respetivos processos dos conventos e mosteiros da cidade de Aveiro, produzidos entre os anos de 1811 e 1900 pelo Exército de Portugal, e conteúdos audiovisuais recolhidos e que pela primeira vez serão divulgadas publicamente, em 4 ações culturais.

A realizar nos dias 7 e 8 de abril de 2017, no auditório do Departamento de Ambiente da Universidade de Aveiro, no auditório do Convento do Carmo de Aveiro e no auditório da Fraternidade Francisca de Aveiro, o evento inclui ainda visitas e exposições.

No dia 8 de abril há visitas ao Convento do Carmo de Aveiro e às Igrejas de Santo António e São Francisco e “Convento de Santo António”, atual sede da Polícia Judiciária de Aveiro;

Há exposição com produção de maquetes e conteúdos multimédia, patente de 7 a 28 de abril, no Departamento de Ambiente da Universidade de Aveiro, e de 1 de maio a 30 de junho no Auditório do Arquivo Distrital de Aveiro.

No dia 7 de abril será apresentada uma obra literária com as comunicações de todos os oradores e catálogo da exposição.