Jorge Trindade apresenta "Aveiro Posters" com cartazes desenhados nos anos 70 e 80.

2015-06-12 07:09

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro recebe o lançamento da coletânea “Aveiro Posters” de Jorge Trindade. Trata-se da primeira coletânea constituída por seis cartazes desenhados pelo designer aveirense entre 1977 a 1989. Esta será a primeira de três coletâneas, num total de 18 cartazes procurados por colecionadores particulares e por museus nacionais.

Jorge Trindade (1950, Aveiro) exerce atualmente design em Aveiro e Berlim, Alemanha, nas áreas de comunicação, equipamento, arquitetura de interiores e arquitetura paisagística.

É fundador do movimento Aveiro-Arte e do gabinete de design da Câmara Municipal de Aveiro. Em 1975 criou o primeiro gabinete de design em Aveiro e começou a colaborar com a Câmara Municipal na realização e promoção de eventos como Feira de Março, Farav, Feira do Livro, Agrovouga, Festas da Ria, entre outros.

“Os meus cartazes são inspirados nas raízes locais e tradicionais de Aveiro. Na década de 70 e 80, a realização de um cartaz levava cerca de 48 horas nos preparativos para a gráfica. E a gráfica executava em 4 dias. Hoje, com os novos sistemas informáticos um cartaz é elaborado somente em 8 horas e realizado na gráfica num dia. Uma das minhas características é a estilização do desenho popular e a sua valorização cromática. Cartazes com rigor e poesia ao contrário de outros da época que não tinham alma. Foi assim que eu surpreendi o público com esta nova estética que marcou a imagem da cidade de Aveiro”.

A apresentação da “Aveiro Posters” estará a cargo de Vasco Branco, Professor Associado do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Sessão esta sexta-feira, às 18h, na Galeria Enquadrar, na Praça do Peixe, em Aveiro.