Jorge Palma, Guida Maria, Olga Roriz e residências artísticas dominam cartaz cultural de Ílhavo.

2015-09-28 14:21

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os Centros Culturais de Ílhavo e Gafanha da Nazaré apresentaram a programação para o 4.º trimestre de 2015. Jorge Palma, Guida Maria e Olga Roriz são nomes fortes nos últimos meses do ano. O primeiro grande espetáculo do trimestre é “Uma Noite na Lua”, uma peça de teatro interpretada por Gregório Duvivier, rosto do momento do humor brasileiro, consagrado por “Porta dos Fundos”, um dos canais do Youtube com mais visualizações em todo o Mundo. A peça está agendada para duas datas no CCGN, a 17 e 18 de outubro.

Isaura e Francis Dale são duas promessas da música portuguesa, que se deixam descobrir num espetáculo conjunto, acompanhados, em palco, por Fred Ferreira (dos Orelha Negra, Banda do Mar, 5:30) e Ben Monteiro (dos D’Alva e Ana Cláudia). O concerto está marcado para 22 de outubro, em Ílhavo.

O mês continua com mais música, com a atuação dos We Trust, que trazem ao Centro Cultural da Gafanha da Nazaré o novo álbum, “Everyday Heroes”, que inclui o single “We are the ones”, uma canção épica, que impele à união e inspira à mudança e que tem conquistado quem a ouve. A banda portuguesa, liderada por André Tentugal, tem concerto agendado para 30 de outubro, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré.

O mês acaba com a dança contemporânea da Companhia Olga Roriz, que em 2015 contou com a co-produção CMI/CCI na celebração do seu 20.º aniversário. “Propriedade Privada” é a terceira peça desta companhia que o CCI recebe este ano. Segundo a coreógrafa, “Propriedade Privada” “é construída de uma matéria espessa, proveniente da mistura de cimento, desejo, sonhos passados, mentiras, cal, jogos perversos, dor, uma câmara escondida, água, tempo que passa, sangue e perigo eminente”.

A 14 de novembro, na Gafanha da Nazaré, sobe ao palco Guida Maria, com a peça “Sexo? Sim, mas com orgasmo”. Com um texto acutilante e inteligente, a peça analisa, sem preconceito, a importância da sexualidade vivida com prazer e sem tabus. Composta por vários monólogos, aborda temas como a virgindade, a menstruação e o aborto.

A dança contemporânea regressa a 20 novembro, com a Companhia Útero, que traz “Pântano”, de Miguel Moreira, ao Centro Cultural da Gafanha da Nazaré. “As pessoas desta peça poderiam falar mas dançam. No entanto, olham umas para as outras. Por vezes, tocam-se e emitem sons guturais como as tartarugas quando fazem amor”.

A 27 de novembro, o Centro Cultural de Ílhavo propõe “Três Parábolas de Possessão”, uma peça de teatro de João Garcia Miguel, com texto de Francisco Luís Parreira, inspirada no caso de Shadi Masoul, um jovem palestino de 12 anos que, armado com um cinto de explosivos e conduzindo-se a um posto de controle à entrada de Jerusalém, frustrou no último momento as suas intenções suicidas. O espetáculo é fruto de uma residência artística realizada no CCI.

As residências artísticas são, aliás, uma aposta cada vez mais regular em ambos os espaços culturais do município, com a equipa do Centro Cultural de Ílhavo nos “bastidores” da criação artística e na co-produção dos espetáculos.

A Circolando é uma companhia que é testemunha dessa aposta, tendo previsto para 5 de dezembro a ante-estreia de uma peça desenvolvida no palco do Centro Cultural da Gafanha da Nazaré. “Noite” é um projeto intimista, que fala de um trio de homens, focando-se num autor, Al Berto, o poeta que encontrou na noite a verdade da escrita. O espetáculo é co-produzido pela CMI/CCI, Circolando, Teatro Municipal do Porto e São Luiz Teatro Municipal. Além do CCI, a residência de criação artística realizou-se, também, Teatro Municipal Campo Alegre.

No dia 19 de dezembro, o Centro Cultural de Ílhavo recebe Jorge Palma, nome incontornável do panorama musical português com mais de 40 anos de carreira.

Para um público mais jovem (maiores de dez anos), o Centro Cultural da Gafanha da Nazaré apresenta a peça “A viagem de Sónia Delaunay”, uma história feita de luz sobre o poder transformador da arte em tempos de guerra. Este espetáculo é também “fruto” de uma residência artística realizada no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, com co-produção da CMI/CCI e da Associação de Difusão Cultural/Andrea Sozzi. A estreia está marcada para 10 de outubro, no CCGN.

“A Montanha” é uma peça de teatro de António Jorge Gonçalves indicada para crianças dos três aos cinco anos, agendada para 7 de novembro, no CCGN. Trata-se de uma estória de contornos clássicos que inspira à superação das dificuldades, pela persistência e pela amizade.

Para os bebés o Centro Cultural de Ílhavo reservou “Descobridores”, pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora. O espetáculo sobre embalos, sonhos, descobertas, sons e cheiros realiza-se no dia 13 de dezembro, no CCI.

Para quem gosta de estar sempre em descoberta, haverá três momentos de aprendizagem em diferentes áreas, neste último trimestre do ano. A propósito do espetáculo “A Noite”, de 8 a 11 de outubro, Dinis Santos, da Companhia Circolando, realiza o atelier de fotografia pinhole “Passeio Noturno”. Os trabalhos produzidos serão reunidos numa exposição, que estará patente de 21 de novembro a 5 de dezembro no Centro Cultural de Ílhavo.

A 7 de novembro, no âmbito da apresentação do espetáculo “A Montanha”, António Jorge Gonçalves partilha, no CCGN, as suas estratégias plásticas de manipulação de objetos em retroprojetor.

No dia 28 de novembro, no CCI, João Garcia Miguel, encenador de “Três Parábolas de Possessão”, realiza a oficina de teatro “Corpo Criador”, que visa fomentar o gosto pelo teatro e o conhecimento de convenções e regras da linguagem dramática e performativa, desenvolvendo a criatividade, a espontaneidade e a desinibição.