João Pedro Mésseder vê Sever do Vouga como “capital de tudo aquilo que é fresco e bom e soa bem aos nossos ouvidos”.

2018-06-07 15:15

Categoria: 

Concelho: 

O pré-lançamento do livro “O pequeno país dos frutos”, que João Pedro Mésseder dedica a Sever do Vouga, Capital do Mirtilo, reuniu mais de 450 crianças que frequentam o 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico de Sever do Vouga.

A sessão, exclusiva para os pequenos severenses, decorreu, esta semana, no Agrupamento de Escolas. O livro, editado pela Caminho/Leya, com o apoio da Câmara Municipal de Sever do Vouga, será apresentado oficialmente no dia 28 de Junho, pelas 15h00, durante a Feira do Livro que decorre em simultâneo com a Feira Nacional do Mirtilo.

Através dos seus poemas e das ilustrações de Paul Hardman, acreditamos que este livro será um contributo para que todos conheçam melhor a nossa terra”, afirma o vice-presidente da Câmara Municipal Almeida e Costa, sublinhando “a importância de reforçar a ligação afetiva com o território desde tenra idade” – o que explica um pré-lançamento dedicado em exclusivo aos mais novos.

Perante uma plateia bastante interessada, João Pedro Mésseder contou como surgiram os primeiros versos do livro, durante a visita que fez a Sever do Vouga, no ano passado. Como é hábito, o autor registou-os no pequeno caderno que carrega sempre consigo do lado esquerdo do peito, lugar onde também se guardam os afetos.

O curto tempo que João Pedro Mésseder passou no concelho, foi suficiente para enamorar-se. “Era como se Sever do Vouga fosse um país à parte, capital de tudo aquilo que é fresco e bom e soa bem aos nossos ouvidos”, disse o autor.

No final da apresentação, todas as crianças e docentes receberam um exemplar do livro, oferta da Câmara Municipal de Sever do Vouga, sendo assim os primeiros leitores da obra.

A iniciativa enquadra-se num conjunto de ações pedagógicas que pretende contribuir para a consolidação da marca “Sever do Vouga, Capital do Mirtilo”.