Jean-Pierre Andrieux participa no lançamento de livro sobre a frota da pesca do bacalhau.

2017-02-21 13:49

Categoria: 

Concelho: 

O Museu Marítimo de Ílhavo recebe no próximo sábado a apresentação de um livro sobre a frota da pesca longínqua.

Jean-Pierre Andrieux participa no lançamento de "A Frota Portuguesa do Bacalhau: Uma História em Imagens”, uma publicação do Município de Ílhavo em parceria com a Âncora Editora. O canadiano é um dos mais ativos embaixadores da memória portuguesa na Terra Nova.

O Museu inaugura também, no próximo sábado, uma exposição com o mesmo nome, composta por fotografias inéditas. O autor canadiano profere ainda uma palestra sobre o mesmo tema, às 18h.

Esta trilogia constitui também uma homenagem a um distinto embaixador da presença histórica dos portugueses na costa atlântica do Canadá.

Depois da palestra, continua-se a falar de navios, no lançamento da Caderneta de Cromos "Navios do Bacalhau". Trata-se de uma coleção de cerca de 100 cromos, com imagens de navios da frota bacalhoeira portuguesa, dividida por artes de pesca - veleiros, navios a motor, arrastões laterais e arrastões de popa.

As cadernetas, bem como as “carterinhas” de cromos autocolantes, estarão à venda em vários do pontos do país, com especial incidência nas comunidades piscatórias. Será uma caderneta sobretudo para colecionadores, para amantes da temática marítima e para colecionar em família.

Na manhã de sábado haverá sessão de yoga às 9h30. Pouco depois, às 10h30, realiza-se a atividade “Dos 8 aos 80: Conservador por um dia”, que revela algumas histórias contidas nos objetos, ao mesmo tempo que ensina a preservar toda a informação que existe sobre os mesmos.

Nesta edição da atividade, será mostrado aos participantes como se conserva um quadro que foi recentemente encontrado no lixo e, posteriormente, entregue ao Museu, para integrar a sua coleção.