Investigador já retomou diálogo com a Câmara de Ílhavo para projecto sobre o 'património cultural da pesca do bacalhau'.

2018-05-23 15:34

Categoria: 

Concelho: 

Richard Simas, musicólogo, investigador e escritor americano, luso-descendente (de 3.ª geração) que realiza há vários anos um levantamento etnográfico sobre os “portugueses na Terra Nova”, faz 'mea culpa' e diz agora que a relação com a programação cultural de Ílhavo, está normalizada, esclarecendo que as críticas feitas à falta de respostas ao seu contacto para a produção de um espetáculo em Ílhavo, resultaram de uma questão particular de saúde do Director do '23 Milhas'.

Esse diálogo já terá sido retomado e o investigador admite ter-se precipitado, aceitando agora os argumentos apresentados pela autarquia, reservando para um contacto direto, em Junho, a operacionalização do projeto.

Pretende, assim, desenvolver um "projecto cultural internacional" envolvendo as comunidades de São João da Terra Nova e Ílhavo, "até Novembro próximo”.

O investigador assegura que St. Jonh´s "assume as despesas financeiras do projeto" cabendo a Ílhavo a "organização logística".

Richard Simas vem em Junho a Ílhavo para tentar acelerar o processo. Tem o sonho de realizar um espetáculo musical tendo por base as 'Valsas Portuguesas' eternizadas na Terra Nova, no Canadá, onde reside atualmente.