Ílhavo: Rádio Faneca lança programa da sexta edição do festival.

2018-03-20 14:01

Categoria: 

Concelho: 

Os concertos de Manel Cruz, Cais do Sodré Funk Connection, Ermo, Tomara e Luís Severo, programas de rádio de Samuel Úria e Benjamim são alguns dos destaques do Festival Rádio Faneca deste ano.

O Festival, que decorre de 8 a 10 de junho, aposta na criação cultural e no envolvimento da comunidade. Num ano em que o mote é “Arquivo”, evidencia-se o que já se fez e aumenta-se o legado.

Há uma orquestra com membros da comunidade que lança um disco, dezenas de pessoas abrem as suas casas para um jantar performance em que recebem desconhecidos, histórias espalhadas pelos becos (com a coordenação de Ana Lúcia Palminha), concertos em todo o Centro Histórico de ílhavo e uma rádio que sai do estúdio e se transforma num palco no jardim central.

A organização é do 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, mas os habitantes da cidade fazem parte do cartaz principal.

Manel Cruz, ex-vocalista dos Ornatos Violeta, regressa aos palcos a solo e com um novo disco e é o cabeça de cartaz do primeiro dia de Festival, que termina com o dj set de DJ 20_Age, Fernando Alves, radialista da Rádio Universidade de Coimbra.

O dia 9 de junho leva a música aos becos com MOTIV, Psychtrus, Tomara e Ermo. Na noite de sábado, o novo palco da rádio recebe o concerto da banda vencedora do concurso de bandas Rádio Faneca (que decorre até 15 de abril), a que se segue a festa dos Cais do Sodré Funk Connection e o dj set de Renato Alexandre, a personagem fictícia do universo Bruno Aleixo, encabeçado por João Moreira e Pedro Santo, os seus criadores.

No último dia de Rádio Faneca, sobe ao palco a Orquestra da Bida Airada, com um espetáculo especial de lançamento do disco que arquiva todo o repertório musical do projeto comunitário. À noite, Luís Severo protagoniza o habitual concerto intimista no Aquário dos Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo.

No festival Rádio Faneca, a rádio funciona como centro de operações e, por isso, aumenta o seu protagonismo. O estúdio muda-se para o Jardim Henriqueta Maia com um palco anexo onde acontecem e concertos e programas especiais. Fausto da Silva (Santos da Casa), João Moreira e Pedro Santo (criadores do Bruno Aleixo), Luís Nunes (Benjamim), Samuel Úria e os Birds Are Indie, alguns já repetentes do Festival, serão as vozes de alguns programas de autor que sobem ao palco da rádio. A moderação da restante emissão é de João Vaz Silva e Maria Inês Santos.

2018 é ainda o ano de lançamento de uma coletânea das canções que passaram pelo palco do Rádio Faneca na voz, nos instrumentos e na alma inconfundível da Orquestra da Bida Airada. O espetáculo, com a orientação dos Onda Amarela, junta as memórias, criando novas, de cinco anos de um projeto que não podia ser mais ilhavense.

Já o projeto Casa Aberta, em que se abrem as casas do centro histórico, recebe este ano a coordenação artística de Yola Pinto, que prepara os anfitriões de cada casa para uma performance relacionada com o tema do festival.

O Festival Rádio Faneca é gratuito e para todas as idades. Ainda há inscrições abertas para abrir portas na Casa Aberta e para integrar a Orquestra da Bida Airada.

Mais informações sobre as inscrições e programa do Festival em www.23milhas.cm-ilhavo.pt e no Facebook do Festival.