Ílhavo promove Museu Marítimo na Galiza e prepara chegada de região convidada ao Festival do Bacalhau.

2017-08-02 18:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Ílhavo esteve presente ontem, dia 1 de agosto, em Laxe, na Galiza, para inaugurar a exposição "A Saga do Bacalhau", promovida pela Câmara Municipal, através do Museu Marítimo de Ílhavo, com fotografias e um vídeo de Alan Villiers.

A exposição "A Saga do Bacalhau", patente no âmbito do Proxecto Morada Atlántica, uma estrutura que tem como objetivo potenciar a cooperação e a partilha de conhecimento dos territórios costeiros do Atlântico Europeu (Espanha, Portugal, França, Reino Unido e Irlanda), começou a sua itinerância pela costa Galega no Museo Man de Camelle Casa do Alemán (mês de junho), seguindo para a Fábrica de Sel de Muros (mês de julho), estando agora patente no Museo del Mar de Laxe até 30 de agosto.

A comitiva da Câmara Municipal de Ílhavo foi liderada pelo seu Presidente, Fernando Caçoilo, e pelo Vereador Paulo Costa, acompanhados pela Confraria Gastronómica do Bacalhau, numa ação de cortesia para o ato inaugural que teve a presença da Conselleira do Mar da Xunta da Galicia, Rosa María Quintana Carballo, do Presidente del Galp Costa da Morte (Grupo de Ação Costeira da Costa da Morte da Galiza), Evaristo Lareo Viñas e o Alcalde de Laxe, José Manuel Mouzo Castiñeira.

A região da Galiza (Espanha) é a Região convidada do Festival do Bacalhau 2017, que decorre entre 9 e 13 de agosto. Depois de no ano passado ter sido Grindavík, na Islândia, cidade geminada de Ílhavo, o Município de Ílhavo volta a estabelecer com uma comunidade marítima, a Galiza, uma parceira com o objetivo de estreitar relações entre territórios e promover uma afinidade cultural.

No dia 11 de agosto será celebrada a assinatura da adesão do Município de Ílhavo, através do seu Museu Marítimo, à REMA – Red de Espacios Museísticos Atlánticos. O Festival do Bacalhau receberá ainda o projeto “Enredadas”, a exposição “Mar de Mulleres”, atividades para crianças e um showcooking com o chef galego Álvaro Villasante.