Ílhavo promove final de concurso de leitura.

2018-02-17 08:48

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A final do concurso de Leitura Concelhia “Ílhavo a Ler+” está agendada para sábado com os finalistas apurados nas eliminatórias escolares.

No âmbito do seu programa de Promoção do Livro e da Leitura, a Rede de Bibliotecas de Ílhavo promove um concurso de leitura dedicado a todos os alunos do Município de Ílhavo.

A primeira fase do Concurso de Leitura Concelhio – Ílhavo a Ler+, eliminatórias realizadas nas escolas, está concluída. Foram apurados os finalistas que participarão na final, no próximo sábado, dia 17 de fevereiro, que terá lugar na Casa da Cultura de Ílhavo. Os finalistas irão realizar uma prova pública, que determinará os vencedores em cada categoria (1.ª Categoria: alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (4.º ano); 2.ª Categoria: alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico (5.º e 6.º anos); 3.ª Categoria: alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico (7.º, 8.º e 9.º anos) e 4.ª Categoria: alunos do Ensino Secundário (10.º, 11.º e 12.º anos).

Este ano, as obras a concurso são “O rapaz que gostava de aves (e de muitas outras coisas) de Isabel Minhós Martins (1º Ciclo); “O estranhão”, de Álvaro Magalhães (2º Ciclo); “Filhos de Montepó”, de António Mota (3º Ciclo) e “Índice Médio de Felicidade”, de David Machado (Ensino Secundário).

O vencedor de cada categoria representará o Município de Ílhavo na final do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL) numa prova final, aberta ao público, onde participarão os concorrentes apurados nas finais dos 11 municípios.

Este ano a final regional realiza-se em Águeda, no dia 19 de maio, e o vencedor desta fase representará a Região de Aveiro na Final Nacional do Concurso Nacional de Leitura que terá lugar a 10 de junho.