Ílhavo: Originais de ilustração do livro "A Guerra" em exposição na Biblioteca Municipal.

2018-12-19 14:57

Categoria: 

Concelho: 

A Biblioteca Municipal de Ílhavo recebe a partir de 2 de Janeiro a exposição de Ilustração do livro “A Guerra”, editado pelo “Pato Lógico” que estará patente até ao dia 28 de fevereiro.

Esta exposição reúne um conjunto de ilustrações que compõem a obra escrita por José Jorge Letria e ilustrada por André Letria, na qual é revelado o processo criativo e o método de trabalho do ilustrador a partir dos esboços e desenhos que deram origem às imagens finais do livro, publicado em maio de 2018.

Esta obra venceu o Prémio White Ravens 2018, da Internationale Jugendbibliothek (Biblioteca Internacional da Juventude), a maior e mais prestigiada biblioteca de literatura infanto-juvenil do mundo.

A exposição reserva ainda um programa complementar com duas atividades que contam com a presença e dinamização do ilustrador André Letria, ambas na Biblioteca Municipal de Ílhavo no dia 11 de Janeiro, às 10h30 e 14h30 e no dia 12 de janeiro às 10h.

André Letria nasceu em Lisboa, em 1973. É filho do conhecido escritor José Jorge Letria. Frequentou o curso de Pintura da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e tem o curso especializado de Design Gráfico – FLAG.

Destaca-se a sua atividade como ilustrador desde 1992, embora tenha múltiplas facetas profissionais desde editor, designer, cenógrafo (realizou filmes de animação e fez cenários para teatro), professor de ilustração no Ar.Co (Centro de Arte e Comunicação Visual) e na Universidade Católica, dinamizador de Oficinas Pedagógicas como ilustrador em escolas e bibliotecas, em Portugal e no estrangeiro.

Em 2006, criou o “Farol de Sonhos – Encontro sobre o Livro e o Imaginário Infantil”, e em 2010 fundou a editora Pato Lógico.