Ílhavo: Museu Marítimo distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia.

2018-05-28 09:12

Categoria: 

Concelho: 

O Museu Marítimo de Ílhavo está entre os distinguidos Associação Portuguesa de Museologia. Venceu o Prémio Aplicação de Gestão e Multimédia na cerimónia realizada este fim de semana.

O Turismo Centro de Portugal congratula-se com o facto de a região Centro de Portugal ter sido galardoada com alguns dos principais prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), na cerimónia que decorreu no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.

A cerimónia premiou os museus que mais se destacaram este ano, em 25 categorias a concurso. O Centro de Portugal esteve particularmente em evidência, não só porque o prémio principal, de Melhor Museu do Ano, distinguiu o Museu Metalúrgica Duarte Ferreira, no Tramagal, localizado nesta região, mas também pela extensa lista de galardões entregues a outros espaços museológicos do Centro.

Outro dos destaques vai para o Prémio Filme de Divulgação atribuído ao Centro de Interpretação da Batalha do Bussaco (Mortágua) e a menção honorsa no Prémio Colecionador a Manuel Silva pelo Museu da Rádio - Radiolândia (Oliveira do Bairro).

“É com grande satisfação, mas sem surpresa, que saudamos os prémios atribuídos pela Associação Portuguesa de Museologia aos museus do Centro de Portugal. Desde logo, o prémio principal, que distingue um projeto muito recente, mas que já é merecedor de uma tão elevada distinção, com toda a justiça. Os meus parabéns à Câmara Municipal de Abrantes e à parceria que instalou o Museu Metalúrgica Duarte Ferreira, mas também a todos os outros museus da região que saíram premiados na cerimónia”, salientou Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

“A diversidade dos museus que podem ser visitados no Centro de Portugal é um trunfo da região, do ponto de vista turístico. Uma região tão rica e com uma oferta tão alargada, que tem conseguido captar o interesse de cada vez mais visitantes, nacionais e internacionais, está felizmente representada nos seus espaços museológicos. Os turistas procuram, de forma crescente, produtos diferenciados e o património cultural e patrimonial é uma grande mais-valia”, acrescentou.