Ílhavo: Mar Film Festival prepara a terceira edição.

2019-02-19 15:10

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Mar Film Festival regressa ao Museu Marítimo de Ílhavo para a terceira edição, que decorrerá de 26 a 28 de abril, e o mar continua como “âncora” de todas as curtas e longas-metragens a exibir.

Imagens que retratam o lado feroz e misterioso, o caráter romântico, o ganha-pão, a calmaria, a saudade, a perda, o reencontro, a identidade de uma vila, as cicatrizes de uma família, a coragem dos pescadores, o lazer, a economia, as questões ambientais, entre muitas outras perspetivas.

A terceira edição já está a mexer, uma vez que já está a decorrer o Novas Vistas Lumière, concurso de curtíssimas metragens, que aceita submissões de trabalhos até 26 de março.

Com inspiração nos filmes dos irmãos Lumière, realizados no início da arte cinematográfica, são admitidas a concurso todas as obras com duração até dois minutos, de um só plano, a preto e branco ou a cores, sem som, sem movimentos físicos ou óticos de câmara, ficcionais, documentais.

O desafio criativo é elevado uma vez que os concorrentes estão impedidos de utilizar qualquer efeito ou montagem, o que obriga ao foco na componente narrativa da imagem em movimento.

Promovido pelo Museu Marítimo de Ílhavo, o Mar Film Festival é um projeto cofinanciado pelo FEDER, através do Centro 2020, integrado no Projeto "Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades".

As obras admitidas a concurso serão exibidas durante o Mar Film Festival, seguindo-se a entrega de prémios nas diversas categorias – dos 12 aos 15 anos; dos 16 aos 18 anos; documentário, a partir dos 19 anos; e ficção, a partir dos 19 anos.

As normas e outras informações estão disponíveis em www.marfilmfestival.pt