Ílhavo: Mar Film Festival já tem cartaz fechado.

2018-03-23 14:02

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Mar Film Festival 2018 já apresentou o programa. Este evento, de 19 a 21 de abril, no Museu Marítimo de Ílhavo, coloca o mar como referência temática nuclear.

Durante três dias, serão exibidos os filmes “A plastic ocean” (2016), de Graig Leeson; “Deste lado da ressurreição” (2011), de Joaquim Sapinho; “A luz entre os oceanos” (2016), de Derek Cianfrance; “Arte al agua. Los bacaladeros de Terra Nova” (2017), de Olivier van der Zee; “A canção do mar” (2016), de Tomm Moore; “Um conto de duas cidades” (2017), de Morag Brennan e Steve Harrison; “Mar de Sines. A resiliência das gentes do mar” (2016), de Diogo Vilhena, e “Deriva litoral. O impacto da erosão costeira em Portugal” (2016), de Sofia Barata.

Cada um destes filmes será comentado por um convidado relacionado com a temática, contando-se, em alguns casos, com a presença do realizador.

A apresentação destes filmes será intercalada pelas curtas metragens concorrentes ao prémios Novas Vistas Lumière, onde se procura recuperar a essência dos primeiros filmes dos irmãos Lumière, e pelos vídeos participantes na iniciativa RiaMar, desenvolvida com escolas do Município, este ano sob o tema “Um Mar de Mulheres”.

O Mar Film Festival é, também, um festival que homenageia cineastas com obra ligada à temática marítima. Nesta segunda edição, destaca-se Manuel Matos Barbosa, autor de obras sobre a Ria de Aveiro, algumas das quais exibidas e premiadas internacionalmente.

Este festival de cinema, promovido pelo Museu Marítimo de Ílhavo, em parceria com o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, está inserido no projeto “Territórios com história: Mar, as Pescas e as Comunidades - Programação em Rede dos Municípios de Ílhavo, Murtosa e Peniche” (financiada pelo Centro 2020).