Ílhavo: Festival dos Cabelos Brancos vai começar.

2018-09-04 12:00

Categoria: 

Concelho: 

O Festival Cabelos Brancos anuncia uma "revolução" na tradicional semana da Maior Idade com quinze dias dedicados aos seniores do Município.

Entre os dias 14 e 29 de setembro, em vários espaços do Município, com particular destaque para o Jardim Henriqueta Maia, mais de 80 iniciativas, “visualizadas a preto e branco” anunciam dias "agitados".

O Festival inicia-se com a vertente da Arte que preenche os dias 14 e 15, pretendendo estimular a criatividade e a expressão artística dos seniores através dos laboratórios de criação artística; exposições de pintura, fotografia, escrita e artesanato (“Mixórdia de Artes”); e do projeto musical “Barbie in the House”, de António Bastos.

A descoberta de novas comunidades, culturas, vivências e experiências distintas marcam os Trilhos que são momentos de lazer e visitas culturais a diferentes localidades como Chaves, Lamego, S. Martinho do Porto, Alcobaça, Caminha e Ponte de Lima.

A festa dos bacalhoeiros, o Sarau da Maior Idade, atividades físicas, bailes, música, dança, workshop, conferências e passeios prometem animar o calendário dos séniores.

Na abertura, a 14 de Setembro, no Jardim Henriqueta Maia e na Casa da Cultura de Ílhavo, há exercícios de manutenção, zumba, danças de salão, workshop movimento e expressão musical e danças marchantes.

A abertura formal acontece, às 10h45, com o lançamento da Revista Maior Idade Ativa, a iniciativa “Uma Colher de Café com…” João da Madalena, a atuação da Tuna da Universidade Sénior da Gafanha da Nazaré e o programa segue durante a tarde com a leitura encenada “Vamos à Ílha’Vó…”.

À noite, na Casa da Cultura de Ílhavo, apresentação de “Barbie in The House - António Bastos e os Velhos”, projeto comunitário de música que conta com a participação de 100 seniores.

No dia 15, destaque para a inauguração da Exposição “Mixórdia de Artes” e para a abertura do Mercado D'Artes. Nessa tarde, às 15h30, estreia de “Vai Dar Água!” com conversas sobre Envelhecimento.

São 22 oradores que têm 3 minutos e 22 segundos para falarem sobre a importância da arte no envelhecimento. Por cima dos oradores, vai estar suspenso, a 2 metros e 22 centímetros um balde de água.

As viagens ocorrem a 18 (Chaves e Lamego), a 19 de Setembro (S. Martinho do Porto e Alcobaça), a 20 de Setembro (Caminha e Ponte de Lima) e a 27 de Setembro (Alcobaça).

O sarau da Maior Idade está agendado para dia 28 de setembro, numa mostra de talento sénior, e o dia 29 de Setembro fica marcado pelo teatro com a peça“A Grande Ressaca” na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

“Esta mudança do conceito da Festa da Maior Idade do Município espelha a preocupação da Câmara Municipal de Ílhavo com as políticas e medidas inclusivas dos cidadãos seniores na comunidade, promovendo um envelhecimento mais ativo e mais participado, com melhor qualidade de vida e com o reconhecimento do valor intrínseco das vivências e experiências que a vida proporcionou a cada um”, refere a atarquia no lançamento da iniciativa.