Ílhavo: Comunidade de Leitores inicia ciclo dedicado aos 50 anos do 25 de Abril.

2024-02-29 07:40

Categoria: 

Concelho: 

A Comunidade de Leitores de Ílhavo celebra os 50 anos do 25 de Abril na programação de 2024.

Este ponto de encontro, dinamizado pela Biblioteca Municipal de Ílhavo, terá como tema principal os 50 anos do 25 de Abril.

Em cada sessão, celebra-se a data e os seus múltiplos significados no século XXI, estabelecendo paralelismos com a realidade atual, com diferentes interpretações e reflexões sobre nós, enquanto país, e sobre o futuro.

A primeira sessão 2024, agendada para esta noite, dia 29 de fevereiro, às 21h00, é dedicada à “Poesia de Intervenção”, contando com a presença de Ana Pereira, da livraria Xylocopa Books, que apresentará o seu trabalho.

A Comunidade de Leitores desafia os participantes a trazer a sua leitura poético-interventiva, abordando-se poemas de autores como António Gedeão, Eugénio de Andrade, Jorge de Sena, José Jorge Letria, José Carlos Ary dos Santos, Manuel Alegre, Maria Teresa Horta, Natália Correia, Sidónio Muralha, Sophia de Mello Breyner Andresen e Zeca Afonso.

Os encontros da Comunidade de Leitores realizam-se bimestralmente, com inscrição prévia e gratuita.

As próximas sessões estão marcadas para 24 de abril, com o tema “Liberdade vs. Censura”; 27 de junho, sobre os “Caminhos de Resistência”; 12 de setembro, acerca da “Música da Luta”; e 28 de novembro, em torno da “Repressão: o Poder do Medo”.

A Comunidade de Leitores visa promover e a consolidar os hábitos de leitura junto da comunidade.