Ílhavo: Biblioteca Municipal celebra 13.º aniversário com registo de 15 mil utilizadores.

2018-08-27 17:29

Categoria: 

Concelho: 

A Biblioteca Municipal de Ílhavo celebra, no próximo dia 11 de Setembro, o seu 13.º aniversário.

Pilar da cultura municipal, a estrutura tinha no primeiro semestre de 2018 cerca de 14500 utilizadores registados (mais 261 em relação a 2017), um registo de cerca de 29300 consultas, leituras, empréstimos e requisições de livros ou documentos, mais de 13000 atendimentos e visitas e 17251 presenças nas várias ações do Serviço Educativo ou nas diversas atividades, como por exemplo os ciclos do MakerSpace que reúne cerca de 400 utilizadores.

A Biblioteca Municipal de Ílhavo assume um Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) e coordena a Rede de Bibliotecas de Ílhavo como aposta na promoção dos hábitos de leitura.

Exposições, feiras do livro, conferências, colóquios, ações de formação, sessões de poesia, encontros com escritores são algumas das apostas a que se juntam prémios de reconhecimento pelas boas práticas fomentadas.

Um desses prémios foi o Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais com a rubrica "Ao som das histórias" que promove semanalmente o livro e a leitura através da emissão de um programa radiofónico na Rádio Terra Nova.

A Bibliotecária responsável pela BMI irá representar Portugal na Feira Internacional do Livro de 2018 que irá decorrer em Gualadajara, no México, em dezembro.

Instalada no que restava de um Solar do Século XVII, a BMI pretende ser uma biblioteca com intervenção ativa na comunidade, “contribuindo para uma sociedade mais consciente e informada”.

A reabilitação e recuperação do edifício (antigo solar) onde a Biblioteca está instalada resultou de um trabalho arquitetónico reconhecido a nível internacional com o Prémio Internacional de Arquitetura do Museu de Design de Chicago – Chicago Athenaeum, e integra o roteiro "Portugal Contemporâneo" do Turismo de Portugal.

Para celebrar o 13º aniversário, a BMI vai promover a Feira do Livro, de 7 a 27 de setembro; a exposição “Atlas das Viagens e dos Exploradores”, exposição de originais de Bernardo P. Carvalho, de 8 de Setembro a 8 de Dezembro; uma sessão de histórias no dia 8 setembro; um bolo de aniversário no dia 11 de setembro e um workshop de costura no dia 22 setembro.