Ílhavo: Artistas de 13 países assinam exposição "Fazer Sentido".

2017-10-06 19:39

Categoria: 

Concelho: 

Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, Casa da Cultura de Ílhavo, Museu Marítimo de Ílhavo, Museu Vista Alegre e Biblioteca Municipal de Ílhavo acolhem a exposição internacional “Fazer Sentido” que arranca no sábado em cinco espaços no Município de Ílhavo.

Até 30 de dezembro estará em exibição cerca de uma centena de trabalhos de 34 artistas, nacionais e internacionais, de 13 países diferentes.

A inauguração da exposição acontece, este sábado, às 15h00, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, percorrendo os restantes espaços ao longo da tarde.

O desafio partiu da Art-Map, através da curadora Madina Ziganshina, ao projeto cultural 23 Milhas, e vai juntar o resultado de oito residências na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré aos trabalhos de outros artistas convidados.

Nas residências artísticas, que aconteceram a partir de abril deste ano, os artistas foram convidados a criar a partir dos materiais e do imaginário do território ilhavense. Algumas das obras presentes na exposição foram trabalhadas a partir de materiais cedidos pela comunidade piscatória, empresas e indústrias da região.

Os trabalhos exploram ainda técnicas e expressões distintos, com trabalhos de pintura, escultura, instalação, vídeo, colagem, entre outros, numa exposição eclética que desafia o público a percorrer os cinco espaços do Município de Ílhavo que fazem parte do projeto.

No segundo sábado de cada mês (14 outubro, 11 novembro, 9 de dezembro), entre as 10h30 e as 12h30, há visitas guiadas à exposição, com transporte assegurado entre os espaços.

Todas as semanas, um artista presente na exposição estará disponível para visitas à exposição e conversas destinadas tanto aos alunos do Ensino Secundário como ao público em geral.