Ilhavenses no centro de programação de aniversário do navio hospital Gil Eanes.

2016-01-29 10:35

Categoria: 

Concelho: 

O Navio Hospital Gil Eannes comemora o 18 º aniversário da chegada a Viana do Castelo e o programa vai incluir a presença de homens das artes e letras de Ílhavo. Domingo é dia festivo com visitas gratuitas ao navio museu, apresentação dos livros do Comandante Valdemar Aveiro “80 Graus Norte - Recordações da Pesca do Bacalhau “, “Histórias Desconhecidas dos Grandes Trabalhadores do Mar - Recordações da Pesca do Bacalhau “,”Murmúrios do Vento – Recordações da Pesca do Bacalhau “ e ”Ecos do Grande Norte - Recordações da Pesca do Bacalhau “.

Na agenda a visita à requalificação do Bloco Operatório do Navio Gil Eannes, a dramatização “Ah, Mar d’um Cão!” e a apresentação do documentário “Nos Mares da Memória” produzido por Rui Bela.

O Navio Hospital Gil Eannes foi construído nos Estaleiros de Viana do Castelo em 1955, tendo como missão apoiar a frota bacalhoeira portuguesa nos mares da Terra Nova e Gronelândia. A sua principal função foi prestar assistência hospitalar aos pescadores e tripulantes da frota bacalhoeira mas também foi navio capitania, navio correio, navio rebocador, garantindo abastecimento de mantimentos, redes, isco e combustível aos navios da pesca do bacalhau.

O Gil Eannes encontra-se aberto ao público como navio museu desde agosto de 1998 e ao longo destes anos já foi visitado por mais de 708 mil visitantes.