Igreja de Jesus recebe concerto "Cristal Baschet ou órgão de vidro".

2017-03-28 08:03

Categoria: 

Concelho: 

A Igreja de Jesus (Museu de Santa Joana) acolhe o Concerto "Cristal Baschet ou órgão de vidro" com a música francesa Karinn Helbert.

O Cristal Baschet ou órgão de vidro é um instrumento criado em 1952 pelos irmãos Bernard e François Baschet. É um instrumento extremamente complexo composto por hastes de cristal que o músico toca superficialmente com os dedos húmidos. As vibrações são transmitidas a outras hastes, metálicas desta vez, e propagam-se sobre uma placa central. O som é ampliado por dois cones dirigidos para o exterior. As hastes ativadas pelo artista equivalem ao teclado de um piano de cinco oitavas.

Autora, compositora, actriz e música, Karinn Helbert gosta de se exprimir através de diferentes géneros artísticos. Com o Cristal Baschet karinn mistura todas estas influências. Pianista de formação virou-se para o Cristal graças à escola aberta por Michel Deneuve.

Com entrada livre o concerto tem início marcado para as 21h30 e é promovido pelo Instituto Francês de Portugal, Universidade de Aveiro e Câmara Municipal de Aveiro.