IDL promove semana dedicada a línguas e cultura.

2016-03-12 13:24

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

As línguas são o mote no Instituto Duarte de Lemos até 18 de Março. Ao longo destas duas semanas dedicadas à promoção do gosto pela aprendizagem de línguas, os alunos têm a oportunidade de estar em contacto com as diferentes línguas de uma forma diferente. Dentro e fora da sala de aula, vive-se a cultura e gastronomia dos países de expressão portuguesa, inglesa, francesa e espanhola.

Esta atividade teve início, no dia 7 de março, com a língua inglesa e uma exposição acerca da República da Irlanda, onde os alunos demonstraram todos os conhecimentos aprendidos acerca deste país. Ainda neste mesmo dia, os alunos do 8.º ano tiveram uma aula de inglês diferente.

Vanessa Reis Esteves, professora, autora de livros e de manuais da Porto Editora, esteve junto destes alunos para um momento dedicado a “Storytelling”, tendo maravilhado todos os presentes com a sua simpatia e expressividade. No final desta atividade, os alunos estavam muito mais motivados para a aprendizagem da língua inglesa.

No dia 17, irá celebrar-se o “St. Patrick’s Day”, data esta amplamente festejada não só na República da Irlanda, mas também nos países com uma forte descendência irlandesa.

A língua francesa esteve ao rubro com a exposição de chapéus de Napoleão que decorreu no dia 10 de março. Os alunos deram largas à imaginação e criatividade, tendo mostrado a sua veia artística. Ao longo das duas semanas, os alunos tiveram a oportunidade de, dentro e fora da sala de aula, participar nas diferentes atividades promovidas no âmbito da língua francesa relacionadas com o cinema e a música.

No dia 15 de março, os alunos do 2.ºciclo irão participar em vários concursos relacionados com a cultura e a língua castelhana. Os alunos do 3.º ciclo para além de participarem em vários jogos, irão assistir a filmes espanhóis e promover a exposição acerca de personalidades e símbolos espanhóis ao longo da semana.

No decurso das duas semanas, a língua portuguesa foi rainha! Concursos de prosa e poesia, exposições, visitas à biblioteca municipal foram algumas das atividades dinamizadas no âmbito da nossa língua portuguesa. Os alunos dos 6.º e 8.ºanos participaram numa atividade conjunta intitulada “Agora, conto eu...!”, onde mostraram os trabalhos que foram desenvolvendo ao longo do ano letivo nas Oficinas de Escrita.

A “Volta ao mundo das Línguas” irá ter o seu momento alto no dia 18 de março com a cerimónia de entrega de prémios relativa ao V Prémio Literário D. Duarte de Lemos, concurso nacional de prosa promovido pelo Instituto Duarte de Lemos, que irá decorrer no Cine-Teatro S. Pedro, pelas 21horas.